O projeto Fonte de Futuro® alcançou a 30ª escola no Tocantins e já beneficia quase 3 mil pessoas da zona rural de Palmas com o fornecimento de água potável. A cerimônia de inauguração do sistema permanente de abastecimento de água tratada ocorreu nesta quarta-feira, dia 3, na Escola Municipal de Tempo Integral Aprígio Thomaz de Matos, na capital. Com a iniciativa do Instituto BRK, estudantes e profissionais da educação passam a contar com mais qualidade de vida, saúde e melhores condições de aprendizado.
Para a estudante Maria Eduarda Menezes, o projeto proporcionará inúmeros benefícios à saúde. “Agora teremos acesso a uma água limpa e de qualidade. Esse projeto significa muito para nossa escola, pois o impacto na saúde é significativo”, destacou a aluna da ETI do setor Jaú.
O CEO da BRK, Alexandre Honore Marie Thiollier Neto, enfatizou que o propósito da concessionária é promover qualidade de vida: “Há cerca de 38 mil escolas no Brasil sem acesso à água potável. A BRK, em parceria com empresas privadas e prefeituras, está adotando escolas localizadas em áreas periféricas, rurais, quilombolas ou indígenas, fora da nossa área de concessão, para levar água potável a essas comunidades. A missão da BRK é ir além do básico e transformar vidas por meio do saneamento”, explicou.
Para a diretora da escola, Desterro Ibiapina, a implementação do projeto representa um marco importante. “A ausência de segurança quanto à qualidade da água disponível sempre gerou preocupação para a comunidade escolar. A partir dessa parceria, damos um passo significativo para assegurar saúde, bem-estar e melhores condições de ensino e aprendizagem para todos”, afirmou.
Além da escola onde ocorreu a solenidade, o sistema também foi instalado em outras três unidades da capital, que juntas somam quase 3 mil pessoas beneficiadas: ETI João Beltrão, ETI Fidêncio Bogo e ETI Marcos Freire.
O prefeito de Palmas, Eduardo Siqueira Campos, destacou a relevância da parceria com a BRK: “Graças à BRK e à Zurich Seguros, nossas crianças terão acesso à água potável de qualidade. Se todos os municípios tivessem iniciativas como essa e parceiros como a BRK, o Brasil não enfrentaria mais esse tipo de problema”, afirmou.
A tecnologia implantada é capaz de eliminar 100% dos vírus e bactérias presentes na água, garantindo um ambiente escolar mais seguro e saudável. O diretor-presidente da BRK, Cleber Renato Virgínio da Silva, detalhou a atuação da companhia e as expectativas para o futuro do projeto:
“Levamos os equipamentos, realizamos a operação e capacitamos a equipe da escola para cuidar da manutenção após o período de realização do projeto. Nosso objetivo é alcançar 200 escolas nos próximos anos em diferentes estados do Brasil, especialmente em áreas rurais que ainda não têm acesso à água potável.”
O fornecimento de água potável nas escolas participantes conta com o apoio da Zurich Seguros e de diversos outros parceiros. A meta é beneficiar diretamente mais de 118 mil pessoas, entre elas 47 mil estudantes, 12 mil professores e 59 mil familiares.
Comentários (0)