As forças de segurança do Tocantins atuarão de forma integrada, para garantir a tranquilidade necessária aos candidatos que farão as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) nos próximos domingos, 13 e 20 de novembro.
Durante a Operação Enem 2022, o Gabinete de Monitoramento foi instalado no Quartel do Comando Geral da Polícia Militar, em Palmas, ficando aberto das 6 às 22 horas, de ambos os domingos de prova, com a participação de representantes de todas as corporações.
Nos 31 municípios tocantinenses onde as provas serão aplicadas, a logística de distribuição será feita pelos Correios, sob a escolta da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e da Polícia Militar.
A PM empregará um efetivo de cerca de 590 policiais atuando no policiamento ostensivo e preventivo em todas as localidades. A Polícia Civil vai reforçar todas as Centrais de Atendimento e a Delegacia Virtual.
Na Capital, a Superintendência de Trânsito e Mobilidade Urbana reforçará o controle de tráfego nos principais colégios, bem como as linhas de transporte que atuam nesses perímetros.
Operação Enem 2022
O Enem é a segunda maior operação logística que ocorre em âmbito nacional, ficando atrás apenas da operação eleições. Há vários anos, as forças de segurança do Tocantins têm sido requeridas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), um dos braços do Ministério da Educação, e também pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, para dar apoio à guarda de malotes com provas, transporte dos malotes com escoltas aos veículos dos Correios e segurança dos locais de prova nos dias de aplicação do Enem.
A Operação Enem 2022 é coordenada pela SSI/SSPTO e pelo Siop, com atuação das Polícias Militar, Civil, Federal (PF), Rodoviária Federal (PRF), do Corpo de Bombeiros Militar, da Secretaria da Segurança e Mobilidade Urbana de Palmas (Sesmu), do Correios, da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-TO) e da Energisa.
Comentários (0)