Fórum de Desenvolvimento Econômico do Tocantins ocorrerá nos dias 23 e 24 em Guaraí

Guaraí será o primeiro município a receber encontro. Fórum tem objetivo de criar ambiente de diálogo entre Estado e agentes responsáveis por gerir soluções práticas e viáveis ao crescimento econômico

Guaraí recebe primeira edição de Fórum
Descrição: Guaraí recebe primeira edição de Fórum Crédito: Divulgação

O Governo do Estado vai promover, a partir do dia 23 de maio, uma série de fóruns regionais voltados para prefeitos e secretários municipais, vereadores, autoridades e representantes de classes, além de empresários e empreendedores em atuação nos municípios tocantinenses. Dividido em cinco eventos para abranger todas as regiões do Estado, o Fórum de Desenvolvimento Econômico do Tocantins tem o propósito de criar um ambiente de diálogo entre o Estado e os agentes responsáveis por gerir soluções práticas e viáveis ao crescimento econômico local e ao fortalecimento econômico regional, destacando as potencialidades e oportunidades do Tocantins.

 

O Fórum é uma realização da Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Turismo e Cultura (Seden), Agência de Fomento do Tocantins, Banco do Empreendedor, Junta Comercial do Estado do Tocantins (Jucetins), Secretaria do Trabalho e Assistência Social (Setas) e Agência Tocantinense de Saneamento (ATS). O evento tem apoio do Conselho de Desenvolvimento Econômico (CDE).

 

Tema

 

Com o tema “Desafios e oportunidades para fortalecer a economia do Tocantins”, o Fórum levará para os municípios a discussão de assuntos que envolvem os desafios enfrentados para a eficácia da gestão e a  identificação de oportunidades para desenvolver os municípios, de acordo com seu potencial. Questões práticas da vivência administrativa, como a captação de recursos parlamentares e como aproveitar a cultura e o potencial turístico para promover o desenvolvimento socioeconômico também marcarão as discussões. Os encontros contarão com palestras nacionais e técnicas, painéis, talk shows e workshops.

 

Setor empresarial

 

Na programação há uma parte voltada exclusivamente para o empresário, para tratar da questão do acesso ao crédito, por meio de uma mesa redonda, da qual participarão instituições financeiras e de fomento, tanto do setor público quanto privadas. Também estão previstas rodadas de negócios. O propósito é que os bancos possam mostrar as linhas de crédito disponíveis às empresas para fomentar o desenvolvimento produtivo e econômico das regiões.

 

Fórum por região

 

No intuito de contemplar os 139 municípios, o Estado foi dividido em cinco regiões, e cada uma dessas regiões terá uma cidade sede. O primeiro município a receber o encontro, nos dias 23 e 24 de maio, será Guaraí (região centro-norte). As outras cidades que sediarão o evento são: Gurupi (região sul), em junho; Araguatins (região norte), em agosto; Dianópolis (região sudeste), em setembro; e Araguaína (norte) em outubro.

 

Comentários (0)