Fórum debate políticas para fortalecer pequenos negócios no Tocantins

Abertura oficial teve presença do ministro Márcio França e do governador Laurez Moreira. Evento itinerante reúne governo e empresários até esta quinta-feira, 4

Crédito: Adilvan Nogueira/Governo do Tocantins

Começou nesta quarta-feira, 3, no auditório do Palácio Araguaia, a 3ª Reunião Ordinária do Fórum Permanente das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte – Edição Tocantins. O evento é uma iniciativa do Ministério do Empreendedorismo, em parceria com a Secretaria da Indústria Comércio e Serviços (Sics). Estiveram presentes na abertura oficial o ministro Márcio França, o governador Laurez Moreira, o secretário nacional de Ambiente de Negócios, Maurício Juvenal, além de representantes de instituições, lideranças empresariais e outras autoridades.

 

O fórum tem formato itinerante e serve como espaço de articulação entre o governo e o setor produtivo para debater políticas públicas, construir soluções e acompanhar ações estratégias voltadas ao fortalecimento dos pequenos negócios em todo o país. A programação segue até esta quinta-feira, 4, com as reuniões dos Comitês Temáticos (CTs) sobre tecnologia e inovação, investimento e crédito, acesso a mercados, formação e capacitação empreendedora, entre outros.

 

Durante a abertura, Laurez reafirmou o compromisso do Estado com iniciativas para impulsionar o setor. “Os micro e pequenos empreendedores são essenciais para o desenvolvimento local e a geração de empregos. O Tocantins possui grande potencial e é um dos estados que mais crescem e fortalecem a economia, por ter condições favoráveis para a produção de alimentos e uma posição geográfica estratégica. Por isso, o apoio do governo federal é fundamental para trabalharmos em conjunto e garantirmos mais avanços”, destacou.

 

O ministro do Empreendedorismo, Márcio França, acentuou o papel dos pequenos negócios na economia e a importância da cooperação entre os governos para ampliar o suporte ao setor. “Hoje em dia, 99% dos CNPJs [Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica] brasileiros são de pequenas empresas. São elas que ajudam o Brasil a crescer e gerar empregos. Esses empreendedores enfrentam muitas dificuldades e nós temos a preocupação de que recebam esse suporte e, para isso, contamos com o apoio do governo estadual. O governador sabe a importância do pequeno, que precisa desse apoio, e essa é uma cooperação importante”, pontuou.

 

“Essa sinergia de projetos com o governo federal tem o objetivo de dar maior velocidade às políticas públicas voltadas para o setor. O fórum é uma ferramenta não apenas para debate, mas para a construção de políticas públicas a serem encaminhadas ao poder público”, enfatizou o secretário de Estado da Indústria, Comércio e Serviços, Carlos Amastha.

 

O secretário nacional de Microempresa e Empresa de Pequeno Porte, Maurício Juvenal, reforçou a necessidade do fortalecimento das políticas voltadas ao empreendedorismo. “Estar hoje [quarta-feira, 3] aqui em Palmas e ver toda essa estrutura montada nos alegra muito. Precisamos mostrar que estamos construindo um desenho de política pública que envolve acesso ao crédito, acesso ao mercado, internacionalização e simplificação burocrática. Para que o pequeno negócio prospere, é essencial reduzir o hiato de produtividade entre as micro e pequenas empresas e as grandes corporações”, explicou.

Comentários (0)