Futebol Society na Escola Elizângela Glória Cardoso encerra Jogos Escolas Indígenas

Neste sábado, 23, na Graciosa, foram disputadas as modalidades Luta Corporal, Cabo de Guerra e Corrida com Tora; na abertura, na sexta, 22, Arco e Flecha, Corrida 100m Rasos e Corrida de Varinha

Uma das modalidades dos jogos é a luta corporal
Descrição: Uma das modalidades dos jogos é a luta corporal Crédito: Nilson Chaves/Governo do Tocantins

As competições da 3ª edição dos Jogos Escolares Indígenas do Tocantins (Jeits) terminam neste domingo, 24, das 8 às 18 horas, com as partidas de Futebol Society, na Escola Estadual Professora Elizângela Glória Cardoso, em Palmas. Neste sábado, os estudantes-atletas-indígenas competiram nas modalidades Luta Corporal, Cabo de Guerra e Corrida com Tora. Na sexta-feira, 22, na Praia da Graciosa, quando foram abertos oficialmente os jogos deste ano, os competidores participaram das provas de Arco e Flecha, Corrida 100 metros Rasos e Corrida de Varinha (Revezamente 4X100). 

 

Os Jeits são realizados pelo Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc). Os jogos reúnem cerca de 360 estudantes-atletas indígenas de 12 a 17 anos, das unidades escolares das seis superintendências regionais de educação que possuem comunidades indígenas. São oito povos que participam do evento que tem como objetivo fortalecer a identidade cultural indígena, o intercâmbio e a socialização entre os povos originários do Tocantins, bem como incentivar as manifestações esportivas comuns entre as sociedades indígenas. Os povos indígenas presentes são Apinajé, Javaé, Karajá, Karajá-Xabioá, Krahô, Krahô-Kanela, Xerente e Avá-Canoeiro, que representaram suas escolas e suas comunidades.

Comentários (0)