Governador assina decreto que institui a Política de Bem-Estar do Profissional

Iniciativa integra o Programa de Fortalecimento da Educação (Profe) e foca no bem-estar físico, mental e emocional dos servidores

Crédito: Aldemar Ribeiro/Governo do Tocantins

Foi lançada nesta segunda-feira, 14, no Palácio Araguaia Governador José Wilson Siqueira Campos, a Política de Bem-Estar do Profissional (ProBem), voltada ao servidores estaduais da educação. O decreto foi assinado pelo governador do Estado, Wanderlei Barbosa, em uma solenidade que também celebrou o Dia do Professor. A ProBem está estruturada dentro do Programa de Fortalecimento da Educação (Profe) em três eixos principais: atenção ao bem-estar profissional, valorização dos profissionais da educação e a qualidade de vida no trabalho.

 

As ações envolvem a percepção de emoções e a satisfação no ambiente de trabalho, reconhecimento institucional, por meio da implementação de práticas que favoreçam vivências de bem-estar, saúde integral e desenvolvimento pessoal, profissional e relacional, além de práticas que integram as condições de trabalho com as necessidades biopsicossociais e culturais dos profissionais. Em seu discurso, Wanderlei Barbosa destacou a importância do ProBem como uma ferramenta de reconhecimento e suporte. “Estamos dando mais um passo na direção de um futuro em que os nossos profissionais da educação terão não apenas reconhecimento, mas também um ambiente de trabalho que valorize sua saúde física, mental e emocional. Desde o início da nossa gestão, determinei à Seduc [Secretaria de Estado da Educação] seu total empenho na promoção dos diretores, dos professores e na entrega de um ambiente ainda mais acolhedor nas escolas", disse o governador.

 

Também pesente no evento, o secretário de Estado da Educação, Fábio Vaz, pontuou a relevância de ações como essa no dia a dia dos profissionais, ao mencionar que é uma política pública inovadora e pioneira no país. “Fizemos um levantamento de informações em toda a nossa rede de ensino para a elaboração de estratégias. Hoje [segunda-feira,14] podemos lançar de forma segura essa política pública inovadora e pioneira em todo o país, espaço para o que professor com dificuldade emocional seja acolhido, que seu colega de trabalho também perceba e acione os nossos canais de comunicação. Será um trabalho colaborativo da Junta Médica do Estado para todos os servidores da educação", afirmou.

 

No encerramento da programação, os participantes assistiram à palestra Liderança educacional no século 21: superando desafios e aproveitando oportunidades, conduzida por Rudiney Moreira, do Dale Carnegie Training. O palestrante abordou os desafios contemporâneos da educação e a importância de uma liderança preparada para lidar com as constantes transformações no setor, e levou insights sobre como aproveitar as oportunidades para melhorar o ambiente escolar e o desempenho dos alunos.

Comentários (0)