Governador assina ordem de serviço para implantação de poços artesianos nesta 6ª

Ordem de serviço para construção de poços artesianos será assinada nesta sexta-feira, 25, em Piraquê...

TO sem Sede
Descrição: TO sem Sede Crédito: Divulgação

O Governador Siqueira Campos assina nesta sexta-feira, 25, às 9 horas,  em Piraquê, a 50 km de Araguaína, a ordem de serviço que dá início à implantação dos Sistemas Coletivos de Abastecimento de Água – Poços Artesianos – do programa Tocantins sem Sede. O sistema é composto por poço artesiano, clorador, reservatório, bomba de captação além de rede de distribuição.

A primeira etapa, que prevê a implantação de 25 poços, vai beneficiar assentamentos da reforma agrária de 22 municípios das regiões centro e norte. Ao todo, serão construídos 99 poços, que vão beneficiar quatro mil famílias de assentados da reforma agrária, somando um investimento de R$ 19 milhões.

Os recursos, oriundos do Ministério da Integração Nacional e do Instituto de Colonização e Reforma Agrária (Incra) são parte do montante de R$ 90 milhões do Tocantins sem Sede, programa de combate a seca que prevê o atendimento de 90 mil pessoas em todo o Estado.

“O governo do Tocantins toca o maior programa de saneamento rural deste País”, afirmou o presidente da Agência Tocantinense de Saneamento (ATS), Edmundo Galdino. Segundo ele, o governo realiza ao mesmo tempo diversas ações – cisternas, barragens e poços artesianos - para levar água potável para agricultores familiares de todo o Estado. O presidente faz questão de ressaltar ainda que neste primeiro momento a prioridade foi para os programas de inclusão social, mas que em seguida virão os programas de desenvolvimento econômico.

Tocantins sem Sede

O Tocantins sem Sede é um programa de grande amplitude, que abrange praticamente todo o Estado do Tocantins com forte atuação na região sudeste. Prevê a implantação de 11.350 cisternas, 135 barragens, 99 poços artesianos e 400 quilômetros de rede de distribuição de água. Serão atendidas mais de 90 mil pessoas que sofrem todos os anos com a escassez de água durante o período de estiagem.

Municípios beneficiados / primeira etapa

Angico, Araguatins, Babaçulândia, Darcinópolis, Itaguatins, Muricilândia, Piraquê, Praia Norte, Santa Fé do Araguaia, Santa Terezinha do Tocantins, São Miguel do Tocantins, São Sebastião do Tocantins, Tocantinópolis, Xambioá, Abreulândia, Alvorada, Aragominas, Buritirana (Palmas), Juarina, Itacajá, Fortaleza do Tabocão e Luzimangues (Porto Nacional).

Comentários (0)