O governador Siqueira Campos enviou à Assembléia Legislativa nesta terça-feira, 25, o Projeto de Lei nº 65/2012, que cria Centros de Educação Profissional e Tecnológicos nas cidades de Augustinópolis, Guaraí, Miracema do Tocantins, Tocantinópolis e Xambioá. Estas unidades irão somar-se às duas já existentes, e que se encontram em reforma, nas cidades de Natividade e Pedro Afonso, e a já criada na cidade de Lagoa da Confusão. Todas elas incluem-se na estrutura operacional da Secretaria da Ciência e Tecnologia.
Segundo o secretário Borges da Silveira, da Ciência e Tecnologia, a estrutura dos Centros Tecnológicos é a mesma das Escolas Técnicas Federais, em escala menor. Inicialmente cada uma delas terá dois cursos tecnológicos, que serão definidos após pesquisa junto à comunidade, para atender à vocação econômica de cada região. Como é o caso de Pedro Afonso, onde há uma parceria com a Bunge S/A para funcionamento um curso técnico voltado para o setor sucroalcooleiro, permitindo colocar os jovens no mercado de trabalho imediatamente. Em Xambioá deverá ser implantado um curso voltado para mineração, para atender à demanda da fábrica de cimento da Votorantin.
O corpo da mensagem enviada à Assembléia esclarece que “os centros escolares profissionais e tecnológicos têm por missão específica ocupar permanentemente o jovem em atividade de aprendizado profissional, de modo a prepará-lo para inserção futura no mercado de trabalho”. Diz ainda que os centros devem “contribuir extraordinariamente para a regressão do crime organizado, do uso e tráfico ilícito de drogas e da prostituição e concorrer para o desenvolvimento das potencialidades regionais e do Estado como um todo”.
(Luiz Pires)
Comentários (0)