O governador em exercício, Laurez Moreira, esteve na abertura do 2º Encontro Nacional da rede global Governos Locais pela Sustentabilidade (ICLEI) Brasil, sediado na capital do Estado, Palmas. A solenidade ocorreu na manhã desta terça-feira, 6, no Centro de Convenções Arnaud Rodrigues, onde ocorre de forma simultânea o 28° Encontro Nacional do Fórum dos Secretários e Secretárias de Meio Ambiente das Capitais Brasileiras (CB27) e a Semana do Meio Ambiente de Palmas. Com o tema central Cidades Sustentáveis: Soluções baseadas na Natureza e Energias Renováveis, a proposta do espaço é debater sobre ações urbanas que tornam as cidades inclusivas, resilientes e sustentáveis, um dos desafios propostos pelos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas (ODS).
Para Laurez Moreira, o assunto levantado no encontro é de grande importância para o Tocantins, uma vez que é um Estado que abrange em todo seu território geográfico, características de vários ecossistemas brasileiros: cerrado, pantanal, agreste e amazônico. “O Tocantins tem o privilégio de ter o encontro de vários ecossistemas e nosso Governo enxerga a importância de se preservar o meio ambiente, sobretudo as espécies com valor identitário e simbólico como os buritizais e os pequizeiros. Nós temos essa preocupação e somos parceiros, inclusive das atividades importantes para nossa economia”, disse o gestor, ao salientar que o Tocantins é um dos Estados que mais cresce economicamente no país e que o cuidado com o meio ambiente sempre esteve como prioridade.
A negociação feita pelo governador Wanderlei Barbosa de crédito de carbono no mercado internacional foi lembrada pela prefeita da Capital, Cinthia Ribeiro, durante seu pronunciamento. Na ocasião, ela elogiou a iniciativa do gestor, demonstrando um alinhamento no trabalho feito tanto na gestão municipal quanto na estadual. “O governador Wanderlei Barbosa está em uma pauta ambiental, também muito importante na Europa, tratando sobre a venda de carbono. Nós estamos comercializando os nossos green bonds. Eu queria estar junto com ele, mas enquanto isso a gente divide essa responsabilidade: ele andando mundo a fora nessa perspectiva, que também é uma perspectiva muito atual, nós estamos aqui sediando um evento com esse porte como é o 2º Encontro Nacional do ICLEI”, comentou a prefeita, ao demonstrar honrada pela escolha de Palmas para sediar este encontro.
O secretário executivo do ICLEI na América do Sul, Rodrigo Perpétuo, destacou a presença do governador em exercício, Laurez Moreira, e da consultora de meio ambiente, Inamara Melo, na ocasião representando a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, como a representação daquilo que o ICLEI acredita como primordial na preservação ambiental. “Nós prezamos a relação multinível, portanto ver o governador em exercício ao lado da prefeita e da Inamara Melo simboliza a essência do que nós propomos enquanto atuação federativa de dinâmicas intragovernamentais”, disse e ressaltou a necessidade desta união para avanços na pauta. “Essa é a lógica do mundo contemporâneo do século 21, a da atuação multiator, em rede e avançar a partir do diálogo”.
A representante do Ministério do Meio Ambiente no evento, Inamara Melo, salientou a necessidade e importância de iniciativas como esta. “A gente entende que este convite para participar do encontro realizado pelo ICLEI, engajando tantos gestores, secretários, prefeitos, organizações que atuam em torno da agenda climática nos ajuda bastante em avançar num tema tão estratégico para o povo brasileiro. Acho que falar de resiliência, falar de enfrentamento às mudanças climáticas e mobilizar a sociedade são uma necessidade neste momento em que todos nós já vivemos um estado de alerta, em que todos nós vivenciamos e assistimos todos os dias, pela mídia, aquilo que é a necessidade de tratar das ameaças climáticas”, pontuou, e concluiu: “Sabemos que não será fácil, mas o Brasil pode se colocar como importante protagonista no esforço global de conter o aquecimento em 1,5º de temperatura”.
ICLEI
O ICLEI – Governos Locais pela Sustentabilidade, é uma rede global que congrega mais de 2.500 governos locais comprometidos com o desenvolvimento urbano sustentável. Considerando quatro dimensões (social, ambiental, econômica e institucional), o propósito é até 2030 construir um caminho de sustentabilidade nos territórios por meio de medidas consistentes e transformadoras. Entre elas, destacam-se descarbonização, transição energética e implementação de soluções baseadas na Natureza. O 2º Encontro Nacional do ICLEI Brasil ocorre até o próximo dia 8 de junho.
Os eventos
O 2º Encontro Nacional do ICLEI Brasil ocorre no Centro de Convenções Arnaud Rodrigues de Palmas e está sendo realizado de forma simultânea à Semana do Meio Ambiente de Palmas e ao 28° Encontro Nacional do Fórum dos secretários e secretárias de Meio Ambiente das Capitais Brasileiras (CB27). O CB27 reúne os secretários e secretárias das pastas responsáveis pelo meio ambiente das Prefeituras de 26 capitais brasileiras e do governo do Distrito Federal com o compromisso de fortalecer a ação coordenada das pastas, promover o intercâmbio de experiências em sustentabilidade urbana e o avanço em agendas ambientais de vanguarda. Neste encontro nacional do grupo, o tema prioritário do debate está sendo o de inovação para a sustentabilidade.
O 2º Encontro Nacional do ICLEI Brasil é uma realização do ICLEI América do Sul e da Prefeitura de Palmas, correalizado pela Fundação Konrad Adenauer e Fórum CB27. Também conta com a parceria da MRV (Parceira do ICLEI em 2023), da BRK, da Enel X e da Energisa; e com o apoio institucional do Pacto Global de Prefeitos pelo Clima e a Energia (GCoM), iniciativa Making Cities Resilient 2030 (MCR2030), ACA Brasil, CDP Latin America e Comitê da Bacia Hidrográfica do Lago de Palmas (CBHLP).
Comentários (0)