Governador empossa novos comandantes da PM e Seciju após entrave com fuga de detentos

Coronel Glauber de Oliveira Santos é o novo secretário da Seciju e coronel Edvan de Jesus Silva assume seu posto no Comando Geral da Polícia Militar

Cerimônia de posse no Quartel do Comando Geral da PM
Descrição: Cerimônia de posse no Quartel do Comando Geral da PM Crédito: Lia Mara

No início da noite desta segunda-feira, 6, o governador Marcelo Miranda empossou, no quartel do Comando Geral da Polícia Militar, em Palmas, o novo secretário da Cidadania e Justiça, coronel Glauber de Oliveira Santos, que ocupava o cargo interinamente desde a semana passada, e o novo Comandante-Geral da Polícia Militar, coronel Edvan de Jesus Silva. A nova estrutura da Secretaria de Justiça e Cidadania (Seciju) e da Polícia Militar é montada um dia após a fuga de detentos da Casa de Prisão Provisória de Palmas (CPPP) e uma semana posterior a entrega do comando da Seciju pela ex-secretária, Gleidy Braga.

 

Um das primeiras missões do coronel Glauber de Oliveira Santos frente à Cidadania e Justiça será  averiguar o que levou a fuga de 12 presidiários neste último domingo, 5. Sobre o assunto, o coronel disse aos jornalistas presentes na cerimônia que a Polícia Civil está apurando como os explosivos entraram na CPPP. “Nós iremos adotar todas as medidas de apuração, tanto da parte criminal, quanto da parte administrativa para tentar identificar como esses explosivos entraram lá dentro”.

 

Admitiu que pode ter havido falha durante as revistas das celas. “Os explosivos não foram fabricados lá dentro, entrou de alguma forma” advertiu. Disse, ainda, que todas as forças de segurança trabalharão em conjunto no sentido de capturar os foragidos.

 

Nova estrutura

 

Ao falar das propostas para Seciju, o novo secretário disse que vai manter todos os projetos positivos, de acordo com orientações do governador. “É uma secretaria que participa de todas as nuances da natureza humana. Temos desde o sistema penitenciário, o sistema sócio educativo e direitos humanos, além das minorias. Um alcance muito grande dentro da sociedade” afirmou o secretário.

 

O coronel Edvan de Jesus Silva, agora comandante-geral da PM, disse que também  pretende dar continuidade em tudo aquilo que foi projetado quando iniciou o governo de Marcelo Miranda. “Vamos trabalhar muito para dar ao cidadão a segurança que ele precisa e merece” pontuou.

 

O comandante-geral deixou o cargo de chefe do Estado Maior, assumindo em seu lugar o coronel Marcelo Falcão Soares. Também na cerimônia foi empossado o novo subsecretario da Cidadania e Justiça, o coronel Felizardo Ramos.

 

O governador, durante o seu discurso, falou da experiência, dedicação e o compromisso que os coronéis Edvan e Glauber possuem com segurança pública nos últimos anos. “Assumem em um momento em que todos nós estamos atentos e preocupados com o destino da sociedade”.  Marcelo aproveitou para agradecer a dedicação da ex-secretária Gleidy  Braga.

 

Equipamentos          

 

Além de empossar uma nova administração para a segurança do Estado, o governador, na oportunidade, entregou 1.500 cones para o policiamento de trânsito, um drone para utilização em operações policiais, 16 viaturas pálio weekend, uma Pajero para ROTAM (Rondas Ostensivas Táticas Metropolitana), e 11 viaturas para o Batalhão de Polícia Militar Rodoviária de Divisas (BPMRED).

Comentários (0)