Berço político e primeira capital provisória do estado, Miracema volta a ser o centro das atenções cívicas e administrativas a partir desta sexta-feira, 5, quando o município torna-se simbolicamente a Capital por um Dia do Tocantins e sedia o lançamento do programa "Tocantins Presente". Realizada no espaço em frente a Câmara Municipal, no setor Dona Filomena, a abertura da programação, que segue até domingo, 7, ocorreu pela manhã com a presença do governador em exercício Laurez Moreira, diversas autoridades estaduais e lideranças regionais, que foram recepcionados pela prefeita Camila Fernandes.
Durante o lançamento do "Tocantins Presente", Laurez observou que a escolha por Miracema não foi casual. Segundo ele, começar pelo berço histórico e político do Tocantins é um gesto simbólico que reafirma seu compromisso com a construção do Estado ao lado das pessoas. “Fiz questão de começar por Miracema porque essa cidade tem um papel fundamental na história e na construção do nosso Estado. Governar é estar junto das pessoas”, afirmou. O objetivo da iniciativa é consolidar a presença permanente do Governo do Estado junto aos municípios, com ações efetivas, atendimentos diretos à comunidade e acompanhamento in loco das demandas da população.
Laurex informou que estará em Miracema com o gabinete itinerante durante os três dias de programação e conduzirá pessoalmente as agendas, atendimentos e reuniões com a comunidade e lideranças locais. Acompanhado na abertura pela primeira-dama, desembargadora Ângela Prudente, Laurez destacou que sempre teve a preocupação de ouvir as pessoas e entender de perto a realidade de cada município. "Por isso, estamos aqui com o governo completo. Todas as secretarias trabalhando juntas para atender o cidadão e dialogar com as lideranças da região”, destacou o governador.
Estão presentes, entre outras pastas, na programação, a Assistência Social, Educação, Saúde, Infraestrutura, Agricultura, Turismo, Fomento e Indústria e Comércio. Os atendimentos vão ocorrer até às 12 horas de domingo, 7.
Diagnóstico real: visitar, ver, ouvir e agir
O governador reforçou que a melhor forma de definir prioridades é vivenciando a realidade dos municípios. O Tocantins Presente seguirá um cronograma de visitas a todas as regiões do Estado, a próxima será Tocantinópolis nos dias 12, 13 e 14, para que o governo avalie diretamente escolas, unidades de saúde, obras e repartições públicas.
Ao falar sobre a Educação, Laurez citou um exemplo pessoal que tem norteado suas ações. “Quando fui prefeito, lá em 2013, determinei que todas as escolas tivessem ar-condicionado. Pode parecer simples, mas em um estado quente como o nosso, isso faz muita diferença no aprendizado das crianças e no trabalho dos profissionais”, lembrou.
Atualmente, apenas 29% das escolas estaduais possuem climatização adequada, dado que o governador classificou como “inaceitável” e que exige ação imediata. A visita in loco permite acelerar providências e priorizar investimentos.
Ontem, em Pindorama, Laurez encontrou uma escola estadual em situação crítica, o que reforçou sua convicção sobre a importância de estar presente. “Uma coisa são os relatórios que chegam ao gabinete. Outra é o governador ver com os próprios olhos as necessidades e tomar as decisões na hora.”
Um Estado que escuta, participa e entrega
Na área da saúde, o governador também destacou que o contato direto com as equipes e com os usuários é fundamental para melhorar as unidades e reestruturar serviços. O Tocantins Presente prevê vistorias completas em todos os órgãos estaduais instalados nas cidades, garantindo que problemas antigos sejam identificados e encaminhados para solução.
Com esse programa, Laurez Moreira inaugura uma nova forma de governar no Tocantins, mais próxima, mais humana e mais comprometida com resultados reais. “O Tocantins Presente nasce com esse compromisso: um governo que caminha pelo Estado, que olha nos olhos do cidadão, que escuta, que resolve e que constrói junto o futuro que o povo tocantinense merece”, afirmou o governador.
Presenças
Estão presentes na agenda o deputado federal, Thiago Dimas; o deputado estadual, Ibory de Lira; os prefeitos de Miranorte, Leandro Barbosa; Dois Irmãos, Gerciran Saraiva; Tocantínia, João Alberto; Tabocão, Zim da Agronorte; Rio Sono, Valdeia; Lajeado, Márcia Reis; o presidente da Câmara de Miracema, Assis Moura; o ex-governador Raimundo Boi; diversos vereadores e lideranças da região.
O que é o "Tocantins Presente"
O programa mobilizará secretarias e autarquias em uma força-tarefa para descentralizar serviços. Coordenado pela Secretaria de Estado do Trabalho e Ação Social (Setas), o "Tocantins Presente" é apresentado pelo governo como uma reestruturação da gestão pública, com foco na presença ativa do Estado junto às comunidades, especialmente as mais afastadas da capital.
Com o objetivo de levar de forma eficaz serviços essenciais, como emissão de documentos, atendimentos de saúde, orientação para o mercado de trabalho e acesso a programas sociais, o programa está organizado em nove eixos temáticos: Saúde e Bem-Estar; Cidadania e Direitos Humanos; Educação e Cultura; Segurança Pública; Economia e Desenvolvimento; Mobilidade e Regularização; Emprego e Empreendedorismo; Meio Ambiente e Recursos Naturais; e Infraestrutura e Tecnologia.
“Quero ouvir cada um, levar melhorias para quem precisa e entender quais as demandas mais urgentes. Nada melhor do que levar toda a nossa estrutura para perto do povo tocantinense. Nosso objetivo é acertar, utilizando o recurso de maneira correta, tendo as pessoas como fiscalizadores e ordenantes da gestão”, afirma o governador Laurez Moreira no início desta semana.
A secretária da Setas, Ana Carina Souto, por sua vez, observa que o programa é um "governo que não espera a população vir até nós; somos nós que vamos até ela, ouvindo suas necessidades e construindo soluções de forma integrada."
O lançamento em Miracema, que contará com o funcionamento do gabinete do governador e de diversas secretarias diretamente na cidade (em tendas, escolas e mutirões), simboliza a promessa de uma gestão mais acessível e participativa em todo o estado. A programação será realizada das 9 às 17 horas. No domingo, 7, as atividades serão encerradas às 12 horas.
Miracema: A Primeira Capital
Miracema detém um papel insubstituível na memória cívica do Tocantins. Foi na cidade que, em 1º de janeiro de 1989, o primeiro governador do recém-criado estado, José Wilson Siqueira Campos, instalou provisoriamente a sede do poder executivo. A cidade funcionou como capital até que a estrutura administrativa fosse transferida para Palmas.
Receber o novo formato de Governo Itinerante neste momento simbólico de reencontro com sua história política reforça, conforme o governo do estado, a mensagem da gestão atual de que o interior do estado está no foco das políticas públicas.
Comentários (0)