Governador prestigia posse de Luciano Casaroti e reafirma parceria com MPTO

Evento oficializa a recondução do procurador-geral de Justiça para o biênio 2023-2024, após reeleição e nomeação ocorrida ainda em outubro de 2022.

Governador defendeu o alinhamento dos órgãos estaduais com o MPTO
Descrição: Governador defendeu o alinhamento dos órgãos estaduais com o MPTO Crédito: ntonio Gonçalves/Governo do Tocantins

O governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, participou da posse do procurador-geral de Justiça, Luciano Casaroti, em cerimônia realizada nesta quinta-feira, 26, na sede do Ministério Público do Tocantins (MPTO), em Palmas. O evento oficializa a recondução para o biênio 2023-2024, após reeleição e nomeação ocorrida ainda em outubro de 2022.

 

Durante a posse, o governador destacou o trabalho realizado por Luciano Casaroti nos últimos dois anos na condução do Ministério Público. “Fico feliz em ver o doutor Luciano Casaroti à frente mais uma vez do Ministério Público. Temos o órgão como referência na defesa da cidadania e do processo democrático. Como governador, tenho a maior honra de assinar a sua recondução para o novo biênio. Desejo sucesso a todos membros do Ministério Público e que o seu trabalho possa ter o mesmo êxito do último mandato”, discursou Wanderlei Barbosa.

 

O governador defendeu o alinhamento dos órgãos estaduais com o MPTO, visando melhorar o atendimento da população. “Nós temos uma relação institucional muito forte. O Ministério Público é o órgão em que as pessoas depositam confiança e eu me coloco à disposição para fazermos um mandato de parcerias”, finalizou.

 

Luciano Casaroti agradeceu a confiança do governador e dos membros do Ministério Público. “Chefiar uma instituição como Ministério Público é um grande desafio e responsabilidade. Após mais de 20 anos como promotor de Justiça, voltar a assumir o mais alto cargo da instituição gera uma expectativa muito grande”, ressaltou.

 

O procurador-geral também reforçou a parceria do Ministério Público com o Governo do Tocantins. “Sabemos como o Governo do Tocantins é compromissado com a instituição. O governador sempre respeitou o Ministério Público. Por isso, somos gratos pela parceria, confiança e ajuda do Governo com os nossos trabalhos”, afirmou.

 

Segundo mandato

 

No ano de 2020, a vitória do então promotor de Justiça Luciano Casaroti para comandar o MPTO, marcou o retorno dos promotores poderem disputar o cargo de PGJ após mais de 20 anos, período em que somente procuradores usufruíram dessa prerrogativa.

 

Reeleição e nomeação

 

A reeleição de Luciano Casaroti ocorreu no dia 7 de outubro de 2022, quando o procurador-geral de Justiça obteve 97 votos, o que representa 92% dos membros aptos a votar. Na ocasião, ele disputou o pleito como candidato único, após sua primeira gestão, no biênio 2021-2022. A nomeação foi publicada no Diário Oficial do Estado (DOE), pelo governador Wanderlei Barbosa, três dias depois, em 10 de outubro.

 

Homenagem às vítimas de Almas

 

Ainda durante a cerimônia, autoridades e demais participantes prestaram condolências e homenagearam as vítimas do trágico acidente ocorrido na noite desta quinta-feira, 25, próximo a cidade de Almas, com 1 minuto de silêncio. O acidente causou a morte de 12 pessoas, incluindo uma bebê de 4 meses e um idoso de 68 anos de idade.

 

Presenças

 

A posse foi prestigiada pela prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro; secretários de estados; deputados estaduais e federais; membros do judiciário; comandantes militares; e outras autoridades políticas e institucionais.

Comentários (0)