Governo alerta produtores rurais sobre ocorrência de nova praga na cultura da soja

A Agência de Defesa Agropecuária fez um comunicado ao Ministério da Agricultura e alerta os produtores tocantinenses a intensificar o monitoramento das lavouras

Produtores devem intensificar monitoramento das lavouras
Descrição: Produtores devem intensificar monitoramento das lavouras Crédito: Divulgação/Adapec

A Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) emitiu alerta aos produtores rurais do Tocantins sobre a presença de uma nova praga ocasionada pelo fungo Colletotrichun cliviae, uma espécie de Antracnose, que acomete as lavouras. A descoberta foi feita por meio de uma pesquisa realizada pela professora da Universidade Federal do Tocantins, Dra. Moab Diany Dias, que após o resultado emitiu uma nota à Agência comunicando a ocorrência da praga no Estado.

 

Segundo a nota da professora a “antracnose é uma doença que tem aumentado sua importância a cada ano, principalmente nos cerrados brasileiros, causando prejuízos aos sojicultores. Os sintomas característicos dessa doença são lesões castanhas e deprimidas em folhas cotiledonares, caules e nervuras foliares. Nas vagens causa abortamento, retorcimento e lesões castanhas com presença de acérvulos”. A nota relata que em 2016, houve perda de 90 kg/ha para cada incremento de 1% de incidência de antracnose no Tocantins.

 

No comunicado feito à Adapec, a professora relata que “em um estudo realizado na Universidade de Brasília em 2010-1014, sobre diversidade de Colletotrichum na cultura da soja no Brasil, foi identificada uma nova espécie proveniente de lavoura comercial no Estado do Tocantins, coletada na safra 2011/2012, por meio de caracteres morfológicos e filogenéticos. Trata-se do Colletotrichum cliviae, cuja patogenicidade foi comprovada por meio de inoculação em plântulas de soja, apresentado agressividade igual ou superior a dos isolados de Colletotrichum truncatum avaliados”.

 

O gerente de Sanidade Vegetal da Adapec, Marley Camilo disse que em virtude desta notificação, a Agência fez um comunicado ao Ministério da Agricultura e alerta os produtores tocantinenses a intensificar o monitoramento das lavouras. “Mesmo não sendo uma praga com programa oficial de controle, a Adapec orienta os produtores rurais a intensificarem os monitoramentos nas propriedades, dado ao clima favorável de nossa região e aos prejuízos que a praga pode causar na cultura”, destacou.

 

(Com informações da Ascom/Adapec)

Comentários (0)