Com 92% de execução da obra concluída, o novo campus da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) em Dianópolis, na região sudeste do estado, deve ser entregue ainda no mês de março. A previsão foi informada após visita de vistoria efetuada pelo governador Wanderlei Barbosa e pelo reitor da instituição, Augusto Rezende, neste domingo, 18.
A obra conta com investimento total de R$ 22 milhões do Governo do Tocantins. O prédio terá quase 6 mil metros quadrados de área construída, dividido em quatro blocos e com 30 salas de aula. A estrutura conta ainda com quatro salas de orientação e atendimento aos acadêmicos, sala dos professores e todos os setores administrativos necessários para atender às atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão.
O projeto inclui laboratórios de informática, biblioteca com 200 metros quadrados, auditório com capacidade para 150 pessoas, rampas de acessibilidade, cantina, pátio coberto e banheiros adaptados. A obra segue padrões arquitetônicos modernos, com foco em acessibilidade e sustentabilidade.
De acordo com o Governo do Estado, a nova estrutura não apenas ampliará o atendimento da Unitins, que já oferece os cursos de Administração, Ciências Contábeis e Direito, mas também deve aumentar o número de matrículas e possibilitar a abertura de novos cursos.
Durante a visita, o governador Wanderlei Barbosa destacou a importância do investimento e o impacto regional da nova estrutura. “Estamos acompanhando de perto o andamento das obras da Unitins, que já se encontram em fase final. A previsão é que a inauguração ocorra no fim de março. Trata-se de um investimento em torno de R$ 22 milhões, realizado com orçamento próprio da universidade, que resultará em uma estrutura moderna e de grande relevância não apenas para Dianópolis, mas para todo o sudeste do Tocantins e para o estado como um todo”, salientou.
O reitor da Unitins, Augusto Rezende, ressaltou que a consolidação do campus próprio traz um marco importante para a identidade institucional da universidade no município. “A Unitins está há mais de 10 anos em Dianópolis, mas dividindo um prédio com a escola da Seduc [Secretaria de Estado da Educação]. Isso gera uma dificuldade de identidade, de ter o aluno presente em outros momentos dentro da estrutura. A partir do momento em que temos um prédio próprio, isso possibilita um ganho real, com um espaço onde o aluno pode compartilhar momentos de necessidade institucional para o seu processo formativo. Vejo também como uma grande vantagem a ampliação das possibilidades de projetos de pesquisa e extensão, além do atendimento à comunidade”, explicou.
A diretora do campus Dianópolis, Ana Felícia Cavalcanti Pires, enfatizou que o novo espaço trará melhorias significativas para toda a comunidade acadêmica. “É um espaço que vai melhorar para alunos, docentes, administrativos e para a comunidade local, trazendo um sentimento de pertencimento. Sonhos serão realizados dentro desse espaço. Agradeço ao reitor pela dedicação e ao governador Wanderlei Barbosa por reconhecer essa necessidade da região sudeste. O campus não é apenas de Dianópolis, é de toda a região”, reforçou.
Comentários (0)