Governo autoriza pagamento de cerca de R$ 25 milhões em acertos pendentes

Servidores que foram exonerados desde agosto passado sem pagamento de acertos, mais os que tiveram contratos encerrados em dezembro, vão receber pagamento de acerto no dia 12

Geferson Oliveira, secretário da Administração
Descrição: Geferson Oliveira, secretário da Administração Crédito: Bonifácio/T1Notícias

O governo do Tocantins pagará junto com a Folha de pagamento de janeiro, no próximo dia 12, cerca de R$ 25 milhões em acertos pendentes para servidores que foram exonerados desde agosto do ano passado e fecharam o ano sem receber.

 

“O governador Marcelo Miranda determinou que a gente levantasse e encaminhasse para pagamento pela Sefaz todos os acertos pendentes dos últimos seis meses, inclusive os que tiveram contratos encerrados em 31 de dezembro”, confirmou ao T1 Notícias o secretario de Administração, Gefferson Oliveira Barros.

 

O secretário prepara relatório a ser apresentado nos próximos dias, sobre o que cada item concedido no governo passado – inclusive no período de vedação da lei -  gerou de impacto na folha.

 

“No quadro atual não há como enquadrar na Lei de Responsabilidade Fiscal”, adianta. O Ministério Público Estadual fez uma recomendação para que o Estado faça a adequação da Folha ao Limite da LRF.

 

A elaboração do relatório detalhado permitirá que o governo tome providências a cerca de quais medidas serão tomadas para redução efetiva da folha.

 

“Um grande gesto que o governo já começou sinalizando, foi a redução dos cargos comissionados. Mais de dois mil cargos foram cortados do total da soma de quadros da estrutura, mais AE’s (antigos DAS) e FC’s”, explica o secretário.

 

O baixo número de nomeações no mês de janeiro e outras medidas permitiram fechamento da Folha abaixo do valor de novembro. Só desta forma será possível pagar os acertos pendentes.

Comentários (0)