Governo do Estado abre investigação para apurar fuga de presos e uso de explosivos

Dos 12 presos que conseguiram deixar a unidade, quatro foram recapturados na mesma noite e oito ainda estão foragidos

Presos explodiram muro da CPP de Palmas
Descrição: Presos explodiram muro da CPP de Palmas Crédito: Divulgação

O governo do Tocantins informou nesta terça-feira, 7, que uma investigação com o acompanhamento da Justiça e um Procedimento Administrativo Disciplinar foram abertos para apurar as causas e as circunstâncias que ocasionaram a fuga de presos da Casa de Prisão Provisória de Palmas na noite do último domingo, 5, após os detentos terem escavado um túnel e deixado o local por meio de um buraco feito no muro com a utilização de explosivos.

 

Antes da sua posse como titular da Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju) ontem, 6, no Quartel do Comando Geral (QGC), em Palmas, o coronel Glauber de Oliveira Santos disse à imprensa que na CPPP não se produz explosivos, então esse material deve ter entrado de alguma forma. “Já adotamos medidas de apuração, tanto da parte criminal como da parte administrativa. Temos que apurar para não cometer injustiças. Igualmente, já adotamos novos procedimentos para tentar impedir a entrada de objetos ilícitos”, avisou.

 

Dos 12 presos que conseguiram deixar a unidade, quatro foram recapturados na mesma noite e oito ainda estão foragidos. Neste momento, o Sistema Penitenciário trabalha em conjunto com todas as demais forças de segurança, a Polícia Civil e Polícia Militar, no sentido de capturar os presos que fugiram.

 

A Secretaria de Cidadania e Justiça divulgou ontem os nomes dos oito detentos que ainda estão foragidos. Além da identidade dos presos, foram informadas a condenações de cada presidiário. A maioria responde por roubo e tráfico de drogas, apenas um cumpre pena por homicídio.

 

Foragidos

 

Alex Lopes Arruda - Tráfico de drogas e roubo

Eduardo Almeida Carvalho - Associação para o tráfico de drogas

Levi Barbosa de Sousa - Roubo

Marcos Alberto Santana de Oliveira - Roubo

Thiago de Oliveira - Roubo

Valdivino Pinheiro Júnior - Homicídio

Werlison da Silva Martins - Roubo

Flavio Euripedes Ferreira - Tráfico de drogas

Comentários (0)