Governo do Estado responde por 89% das internações e 97% dos partos do SUS no TO

Durante reunião na Secretaria da Saúde, governador Laurez Moreira acompanhou o panorama da rede assistencial, que conta com mais de 2,4 mil leitos distribuídos em oito regiões de saúde

Crédito: Bruno Maia/Governo do Tocantins

Um panorama da rede assistencial do SUS no Tocantins foi apresentado neste sábado, 8, ao governador Laurez Moreira. Ele transferiu seu gabinete no fim de semana para a sede da Secretaria da Saúde (SES-TO), para acompanhar de perto os projetos em andamento e futuras ações para reorganizar a gestão administrativa e operacional dos serviços.

 

Atualmente, o Governo é responsável por mais de 89% das internações do SUS no estado (cerca de 85 mil por ano) e por 97% dos partos, que somam aproximadamente 20 mil anuais. A rede assistencial está organizada em oito regiões de saúde, nas quais o Estado administra 1.745 leitos clínicos, o que representa 71% do total de 2.438, e 280 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), correspondentes a 97% dos 290 leitos existentes em todo o Tocantins.

 

“Trouxemos informações pontuais para que tanto o governador quanto os secretários presentes tenham uma visão mais detalhada dos projetos em andamento e em planejamento dentro da SES/TO, e assim ter embasamento para as tomadas de decisões necessárias para um SUS melhor”, explicou a superintendente de Gestão e Acompanhamento Estratégico da SES/TO, Luiza Regina Noleto.

 

“Desde que assumimos o governo, temos procurado ouvir as equipes e compreender a real situação de todas as áreas. Na saúde, já realizamos um levantamento das condições financeiras, o que nos levou a decretar situação de emergência. Agora, estamos analisando os projetos em andamento para definir as prioridades, de forma que nenhuma medida comprometa a qualidade da assistência prestada à população”, disse o governador Laurez Moreira.

 

O secretário de Estado da Saúde, Vânio Rodrigues, pontuou que a presença do governador e demais pastas na SES/TO é uma oportunidade para avançar nos processos internos, que dependem de outras áreas da gestão. “Tenho a certeza de que conhecendo as ações, os projetos e as necessidades dos processos de trabalho e da população, a gestão transformará o cenário da saúde pública tocantinense”, falou.

 

Presenças

Participaram da reunião a secretária de Estado da Comunicação, Luiza Rocha; o secretário de Estado do Planejamento e Orçamento, Ronaldo Dimas; o secretário de Estado da Segurança Pública, Bruno Azevedo; a secretária-chefe da Casa Civil, Irana Coelho; o chefe de gabinete do governador, Ailton Parente Araújo; e a presidente do Instituto de Gestão Previdenciária do Tocantins (Igeprev-TO), Bárbara Jesuína Mendes Gomes.

Comentários (0)