O Governo do Tocantins, a Caixa Econômica, e o Consórcio Público para o Desenvolvimento Regional se reuniram nesta quinta-feira, 10, para alinhamento com relação às suspensivas constantes no Termo de Compromisso assinado em abril condicionando o repasse dos recursos do novo PAC Seleções, eixo resíduos sólidos, para o projeto de reciclagem no estado.
No encontro que contou com a participação de representantes da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), Caixa Econômica Federal, Consórcio Público para o Desenvolvimento Regional do Tocantins e Secretaria das Cidades, Habitação e Desenvolvimento Urbano (Secidh), foram apresentados o panorama do projeto Pró Catadores Recicla+ Tocantins e das informações reunidas na visita técnica ao Ministério das Cidades, em Brasília.
Nesta reunião, ficou ajustada a formação de um Grupo de Trabalho para realização de encontros mensais, presenciais, quando ocorrerão os ajustes dos pontos que precisam ser cumpridos até novembro de 2025, para garantir os recursos e dar prosseguimento às contratações. Também foram anotadas as demandas de respostas e soluções para melhoria do projeto, as quais serão apresentadas no encontro agendado para o dia 7 de agosto.
A secretária Executiva de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Mônica Avelino Arrais, destacou que “trouxemos muito do que foi tratado na visita técnica ao Ministério das Cidades em Brasília, para essa reunião. Além da experiência fantástica que tivemos na visita à cooperativa de reciclagem, que é referência no Distrito Federal. Saímos dessa primeira reunião com o compromisso de trazer para o próximo encontro soluções e respostas às questões levantadas. A responsabilidade é grande porque somente com o atendimento das cláusulas suspensivas como os termos de referência e projetos base é que o recursos poderá ser repassado ”, ressaltou.
A diretora de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos, Ellen S. Amaral Figueiredo, apresentou um panorama do Programa Pró Catadores Recicla+ Tocantins, que será implementado na região do Consórcio Público para o Desenvolvimento Regional (CODER) nas regiões Centro-Oeste e Sul do Tocantins, enfatizou os desafios para os participantes mas a grande oportunidade em se desenvolver um polo de reciclagem na região.
“Essa foi a primeira reunião entre a Caixa [Econômica Federal] e o interveniente executor do projeto Pró Catadores Recicla+ Tocantins, que é o governo do Estado, por meio da Semarh e os parceiros que são o consórcio CODER e a Secretaria das Cidades. Então essa reunião foi muito importante para que a Caixa pudesse esclarecer dúvidas sobre as condicionantes, cujo prazo é até o dia 30 de novembro deste ano. Nesse encontro foram feitos alguns encaminhamentos e a partir das orientações da instituição bancária foi agendada uma nova reunião, para que eles possam nos dar suporte no cumprimento das mesmas e poder seguir para primeiro repasse do recurso”, reiterou a diretora Ellen Amaral.
Participantes
Além das representantes da Semarh, participaram deste primeiro encontro, representando a Caixa Econômica no Tocantins, a gerente de Filial Denise de Souza, Glauciane Rodrigues Verdolin, Maria das Graças F. Oliveira, Antônio Carlos Bianchi, kleiton Bezerra da Silva; do CODER, o presidente e prefeito de Peixe, Augusto César Pereira dos Santos, Bruno H. e Pedro Dias Correia da Silva; da Secihd, a diretora de Saneamento Sâmyla Tíssia V. Gomes, a diretora de Gestão e Capacitação de Recursos Luana Gomes da S. Oliveira e a gerente de Água e Esgoto Marietta Vilas Boas Strang.
Sobre a reunião
Essa foi a primeira reunião de alinhamento com a Caixa Econômica no Tocantins, referente ao Termo de Compromisso entre o Ministério das Cidades e a instituição bancária, sobre o projeto Pró Catadores Recicla+ Tocantins nas regiões Centro-Oeste e Sul do Tocantins com recursos do novo PAC Seleções.
Comentários (0)