Governo do Tocantins lança IDEB+ para melhorar a qualidade do sistema educacional

Ação faz parte do Programa de Fortalecimento da Educação (PROFE).

Crédito: Marcio Vieira/Governo do Tocantins

O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), lançou nesta sexta-feira, 12, o IDEB+2030. O lançamento ocorreu durante o Seminário “PROFE Líderes: Formação de Gestores Escolares”, em Palmas. O objetivo é elevar a qualidade do sistema educacional do Tocantins a patamares comparáveis aos de países desenvolvidos.

 

Para os próximos dois anos, 2025 e 2026, o objetivo do Governo é melhorar os índices tanto para o Ensino Fundamental quanto para o Ensino Médio. Para o Ensino Fundamental - anos iniciais e finais, a meta é ser o primeiro da Região Norte e pontuar entre os dez primeiros do Brasil. Já no Ensino Médio, o objetivo é elevar o Tocantins para primeiro na Região Norte e configurar entre os cinco primeiros no país.

 

O IDEB reúne, em um só indicador, os resultados de dois conceitos igualmente importantes para a qualidade da educação: o fluxo escolar e as médias de desempenho nas avaliações. O índice também é importante condutor de política pública em prol da qualidade da educação. É a ferramenta para acompanhamento das metas de qualidade para a educação básica.

 

O secretário da Educação, Fábio Vaz, ressaltou que a intenção é recompor as aprendizagens no pós-pandemia e elevar os índices educacionais do estado. “Nós queremos estar nas primeiras posições no Ideb e para isso estamos planejando desde já, traçando metas para termos no Tocantins uma educação cada vez mais transformadora e que seja exemplo para o Brasil”.

 

A superintendente de Educação Básica da Seduc, Celestina Souza, ressalta que o IDEB considera tanto o desempenho dos alunos em exames padronizados quanto o índice de aprovação para avaliar a qualidade educacional. “Um sistema educacional ideal deve garantir que todos os estudantes tenham acesso à escola, evite repetências e evasão, e, acima de tudo, alcance um aprendizado significativo. Essa abordagem holística é fundamental para promover uma educação de qualidade”.

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