Governo Federal define calendário de emergência ambiental por risco de incêndios

Tocantins está entre as localidades que correm risco de incêndios nos meses de abril a novembro de 2024

Crédito: Joédson Alves/Agência Brasil

O Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima publicou nesta segunda-feira, 29, no Diário Oficial da União, o calendário de emergência ambiental em áreas mais suscetíveis a incêndios florestais entre fevereiro de 2024 e abril de 2025. No Tocantins, o risco de queimadas está entre os meses de abril e novembro deste ano. 
 

A publicação da portaria que declara estado de emergência ambiental é um procedimento anual baseado na Lei 8.745/1993, que dispõe sobre a contratação por tempo determinado para atender a necessidade temporária de excepcional interesse público.
 

Trata-se de etapa fundamental para a contratação de brigadistas pelo Programa de Brigadas Federais do Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Prevfogo) do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).
 

Para cada período e região, são contratadas brigadas especializadas em biomas, com agentes indígenas, quilombolas e de comunidades que conheçam o território e possam contribuir efetivamente com as ações preventivas.

 

Capacitação de brigadistas florestais no Tocantins

Nesta quarta-feira, 1º, têm início as etapas de capacitação dos brigadistas florestais atuantes nas Unidades de Conservação estaduais. Promovidas pelo Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), o objetivo é qualificar os profissionais da Brigada Gavião Fumaça em suas aptidões para as ações de prevenção e de combate aos incêndios de forma ágil e correta, bem como consolidar conhecimentos sobre a Unidade de Conservação em que atuam.

 

A etapa inicial acontece em Mateiros, no Centro de Atendimento ao Turista (CAT), de 1º a 3 de maio, para os brigadistas da Área de Proteção Ambiental (APA) do Jalapão e Parque Estadual do Jalapão (PEJ). No Parque Estadual do Cantão (PEC), para os brigadistas do PEC e da APA Ilha do Bananal/Cantão, a capacitação acontece de 8 a 10 de maio.

 

Na sede do Monumento Natural das Árvores Fossilizadas (Monaf), em Bielândia, distrito de Filadélfia, para os profissionais do Monaf e da APA Nascente de Araguaína, as capacitações acontecem de 22 a 24 de maio. E, a última etapa, de 27 a 29 de maio, acontece no auditório do Naturatins, em Palmas, para a APA Lago de Palmas, APA Serra do Lajeado e Parque Estadual do Lajeado (PEL).

 

Além das abordagens acerca do Manejo Integrado do Fogo (MIF), este ano outros temas passam a compor o conteúdo programático como a introdução ao geoprocessamento, uso de GPS, mudanças climáticas e inteligência emocional.

 

Fonte: Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República e Governo do Tocantins

 

 

Comentários (0)