Governo inicia construção de escola de tempo integral no Aureny IV, em Palmas

Unidade terá investimento de R$ 20 milhões e estrutura moderna com piscina e auditório

Crédito: Ademir dos Anjos/Governo do Tocantins

O governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, assinou nesta sexta-feira, 11, a Ordem de Serviço para a construção de uma Escola de Tempo Integral padrão Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), no setor Aureny IV, em Palmas. A nova unidade será erguida no terreno onde funcionava o antigo Centro de Atenção Integral à Criança e ao Adolescente (Caic), desativado há anos, e contará com investimento total de cerca de R$ 20 milhões — recursos do FNDE e do Tesouro Estadual.

 

A obra integra o projeto “Obra Toda Semana: transformando escolas, construindo futuros”, da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), vinculado ao Programa de Fortalecimento da Educação (Profe), que prevê a execução contínua de obras educacionais em todas as regiões do Tocantins. O contrato com a empresa vencedora da licitação estipula prazo de 18 meses para a conclusão, mas a expectativa do governo é de que esse tempo seja reduzido.

 

“Estamos demolindo toda a estrutura antiga para construir uma nova unidade, mais ampla e moderna. Essa iniciativa reafirma o compromisso do nosso governo com a melhoria da infraestrutura educacional em todo o estado”, afirmou o governador Wanderlei Barbosa, durante o ato de assinatura.

 

Já o secretário de Estado da Educação, Fábio Vaz, reforçou o simbolismo da nova escola no mesmo local do antigo Caic. “Estamos falando de uma escola do futuro. Todas as unidades seguem esse padrão: estruturas modernas, bem equipadas e pensadas para ampliar as possibilidades de aprendizado. A aprendizagem também acontece nos espaços compartilhados, e essa nova escola é um exemplo disso”, pontuou.

 

Segundo a engenheira responsável pela obra, Jordani Araújo, os trabalhos serão iniciados com a demolição da antiga estrutura, seguidos de limpeza, terraplanagem e nivelamento do terreno para a construção da nova escola.

 

Estrutura

Na primeira etapa da construção, estão previstas 16 salas de aula, laboratórios, refeitório e área administrativa. Na fase seguinte, será implantado um complexo esportivo com piscina semiolímpica, salas de artes marciais, dança, banheiros com vestiários e outros ambientes.

 

A nova escola contará com biblioteca, auditório com dois camarins, laboratórios de física, química, biologia, ciências, informática e idiomas; consultório odontológico, refeitório com pátio coberto e palco, quadra poliesportiva coberta de 781 m², sala de coral, sala de dança, espaço de primeiros socorros, entre outros ambientes voltados à formação integral dos estudantes.

Comentários (0)