Durante a abertura oficial da 25ª Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins), realizada nesta quinta-feira, 15, o governador Wanderlei Barbosa anunciou o lançamento de dois novos projetos: a Cidade do Automóvel e o Parque Tecnológico de Palmas. Ambos são voltados ao fortalecimento do desenvolvimento econômico, industrial e científico do estado e serão executados pela Secretaria de Estado da Indústria, Comércio e Serviços (Sics).
A solenidade ocorreu no Parque Agrotecnológico Engenheiro Agrônomo Mauro Mendanha, em Palmas, que este ano celebra os 25 anos da feira com o tema “AgroEvolução”. Na ocasião, o governador destacou o papel da Agrotins como vitrine de avanços e espaço para lançamento de políticas públicas. “A Agrotins é uma feira de tecnologia e genética animal que impulsiona a economia do nosso estado e também é uma oportunidade de lançarmos obras e benefícios essenciais para Palmas e todo o Tocantins”, afirmou.
Cidade do Automóvel
Localizada no Distrito Industrial Tocantins II (quadra ASR-NE 65), a Cidade do Automóvel ocupará uma área de mais de 105 mil m² e contará com 321 lotes destinados a empresas do setor automotivo, como concessionárias, lojas de veículos e oficinas. O decreto que viabiliza a implantação da infraestrutura foi assinado durante a cerimônia.
“É um dia muito especial, em que o nosso governador Wanderlei Barbosa e o prefeito de Palmas, Eduardo Siqueira Campos, lançaram o Distrito 65, situado na saída para Lajeado, onde será implantada a tão sonhada Cidade do Automóvel, uma antiga demanda do setor produtivo da nossa capital”, declarou o secretário da Sics, Carlos Humberto Lima. Ele acrescentou que o projeto tem previsão de atrair mais de meio bilhão de reais em investimentos privados e gerar mais de cinco mil empregos diretos.
O prefeito de Palmas destacou a parceria com o governo estadual para viabilizar o projeto. “Assinamos projetos que darão início à Cidade do Automóvel e ao Parque Tecnológico. A prefeitura de Palmas está fazendo a renúncia fiscal dos impostos necessários para a implantação do projeto Cidade do Automóvel, como o ITBI, o que resultará em mais de R$ 38 milhões de isenção de impostos para o Governo do Tocantins.”
Parque Tecnológico
Também foi anunciado o decreto de aprovação do loteamento ALC-NO 13, na região norte da capital, para instalação do Parque Tecnológico de Palmas. O espaço será voltado à pesquisa científica, inovação e empreendedorismo, em articulação com a Unitins e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Tocantins (Fapt).
“Para as universidades, esse novo passo na estruturação do Parque Tecnológico representa um avanço enorme. É um projeto criado há quase 15 anos, mas que estava adormecido e, agora, o governador Wanderlei Barbosa retoma, juntamente com a Fapt”, afirmou o reitor da Unitins, Augusto Rezende. Ele mencionou ainda a previsão de R$ 30 milhões em investimentos para o Centro de Inovação, infraestrutura básica e microparcelamento da área.
Regularização fundiária e licenças
Na cerimônia, foram entregues títulos definitivos de regularização fundiária que somam aproximadamente 955 hectares, beneficiando moradores de Palmas, Monte do Carmo, Ponte Alta do Tocantins, Porto Nacional e Dianópolis.
“Minha terra é ótima para criação de gado e, agora, com o documento em mãos, vou poder trabalhar direito e investir no que sei fazer”, afirmou Edilton Bezerra Monteiro, de Monte do Carmo. Hilda Moura de Melo, de Porto Nacional, também foi beneficiada: “Finalmente, sou dona da minha terra. Só tenho a agradecer”.
Outro anúncio foi o acordo entre o Governo do Estado, Ministério Público do Tocantins (MPTO) e Procuradoria-Geral do Estado (PGE) para permitir o licenciamento de propriedades rurais localizadas em Áreas de Proteção Ambiental (APAs) sem plano de manejo. O processo será feito mediante termo de compromisso, garantindo regularização futura e acesso a crédito rural.
“Com essa medida, o Tocantins segue crescendo, respeitando a biodiversidade e alinhando as atividades do homem e da mulher do campo com as pautas da Agrotins”, explicou o presidente do Naturatins, Cledson da Rocha Lima.
Estrutura e arrecadação solidária
Durante a feira, o governador anunciou que o píer e a praia montados para o evento serão mantidos como estrutura permanente no local, com policiamento fixo e apoio da Guarda Metropolitana. “O parque da Agrotins não será usado só cinco dias por ano, mas sim 365 dias por ano, beneficiando toda a população do nosso estado”, declarou.
A primeira-dama e secretária extraordinária de Participações Sociais, Karynne Sotero, reforçou a campanha solidária “Agrotins alimenta quem precisa”, que arrecada alimentos para instituições sociais. “Cada quilo de alimento arrecadado vai diretamente para quem mais precisa, desde comunidades tradicionais até idosos".
Comentários (0)