Com o objetivo de atuar na prevenção, combate e fiscalização das queimadas nos municípios indicados pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e dados do Centro de Monitoramento do Fogo (CEMAF), a IV edição do Projeto Foco no Fogo será lançada nesta terça-feira, 23, às 10 horas, no Palácio Araguaia, em Palmas.
Em 2022, conforme dados do INPE, o Tocantins ocupou a segunda colocação no ranking dos estados com maior número de focos. Foram 987. O estado ficou atrás apenas de Mato Grosso (3.716 focos). Neste ano, de janeiro a maio, os focos já somam 758 registros.
O Projeto Foco no Fogo foi lançado em 2020 pela Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) e conta com a adesão de 32 instituições membros do Comitê do Fogo.
Na abertura do evento, são aguardadas as presenças do governador Wanderlei Barbosa, de autoridades dos três poderes e de representantes das instituições que compõe o comitê do Fogo.
A ação do Foco no Fogo compreende a distribuição de materiais educativos e visitas in loco. Durante as visitas, os agentes promovem a sensibilização de moradores do campo, agropecuaristas e produtores rurais sobre os riscos e prejuízos causados pelas queimadas irregulares e incêndios florestais.
Comentários (0)