Governo publica novas exonerações de servidores públicos em cargos comissionados

Boa parte desses servidores ocupavam cargos de assessor especial, diretor e superintendente e agora retornam para suas pastas de origem

Mais 80 servidores públicos do Estado foram exonerados de suas funções comissionadas no governo na noite de ontem, 20, por meio de portarias publicadas no Diário Oficial pelo secretário-chefe da Casa Civil, Rolf Costa Vidal.

 

Boa parte desses servidores ocupavam cargos de assessor especial, diretor e superintendente e agora retornam para suas pastas de origem como a Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Turismo e Cultura; para a Secretaria do Desenvolvimento da Agricultura e Pecuária, para a Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Tocantins.

 

Também foram exonerados de suas funções servidores lotados em cargos de provimento em comissão da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, da Polícia Militar, da Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Turismo e Cultura, da Secretaria do Meio Ambiente e da Casa Militar.

 

No Diário Oficial de segunda-feira, 19, outros 140 servidores foram dispensados dos cargos em comissão, a maioria da Secretaria do Trabalho e do Instituto de Desenvolvimento Rural do Estado do Tocantins.

 

Em nota emitida à imprensa na segunda, o governo do Estado informou que prosseguirá com a “reformulação administrativa iniciada na última sexta-feira, 16, visando o equilíbrio das contas públicas”. A estimativa para o próximo ano, segundo o governo, é de uma economia em torno de R$ 12 milhões com a redução de cargos em comissão e de funções comissionadas em todas as pastas.

 

Conforme o governo, a troca de ocupantes de cargos em comissão, de livre nomeação e exoneração, é uma prerrogativa exclusiva do Governador do Estado. “E sempre que houver a necessidade de substituição, será realizada dentro dos parâmetros constitucionais”.

Comentários (0)