A GR Treinamento anuncia que realizará, nas últimas duas semanas de outubro, dois importantes cursos para agentes públicos e privados. O primeiro, o XVII Curso de Licitações e Contratos, Formação de Pregoeiro e Registro de Preços acontece nos dias 24, 25 e 26 de outubro de 2012, e as inscrições vão até o dia 19 próximo; a seguir, nos dias 29, 30 e 31, acontece o III Curso Completo de SICONV – Sistema de Convênios do Governo Federal, com inscrições abertas até o dia 23.
Por que devem participar os novos prefeitos e secretários?
O público-alvo, consiste, a princípio, de servidores públicos, empresários, representantes, executivos, vendedores, membros e presidentes de comissões de licitação, equipes de apoio e candidatos a pregoeiro, gestores financeiros e contábeis, contadores e técnicos contábeis públicos e privados, assistentes financeiros e contábeis responsáveis pela fiscalização e controle das contas dos convênios e contratos de repasses. Entretanto, lembra Geldes Ronan Passos, diretor da GR Treinamento, que a oportunidade deve ser aproveitada, principalmente, pelos prefeitos eleitos, os reeleitos, os respectivos secretários, bem como pelos secretários estaduais e ordenadores de despesa em geral. Segundo Geldes, as compras e contratações públicas de um modo geral têm ficado cada vez mais difíceis devido à morosidade na tramitação dos processos.
“Os agentes de controle interno e os assessores jurídicos têm engessado, desnecessariamente, as administrações. Há um excesso de zelo, bem parecido com fanatismo religioso, tendo como causas: o excesso de regras em vigor, conhecimento insuficiente, legalismo cego, medo das penalidades e ausência de espírito de equipe. Dessa forma, os gestores precisam conhecer de perto as regras para que não cobrem dos colaboradores aquilo que a lei proíbe. Por outro lado, precisam conhecer as regras para que governem com maior segurança, liberdade e dinamismo.”
“Cases” lamentáveis
Geldes se diz estarrecido com “cases” ocorridos nas administrações locais. Uma simples contratação de serviços como carona, em Registro de Preços, tramitou durante dois meses e retornou com parecer jurídico absurdamente desfavorável (além de desnecessário). Como o serviço tinha data certa para ser prestado, foi contratado, evidentemente, gerando um reconhecimento de dívida, com nova tramitação, análises pareceres, etc. Outro exemplo é o caso em que um automóvel invadiu um prédio público de Palmas e quebrou a porta de blindex, cuja substituição custaria pouco mais de R$ 1.000,00. O processo de compra do vidro se arrastou por tanto tempo que a administração teve que gastar centenas de milhares de reais com serviços de vigilância, para guardar o prédio. Sem contar o custo dos dois processos: de aquisição do vidro e de reconhecimento da despesa relativa ao serviço de vigilância.
“Não seria muito mais econômico e eficiente, o gestor, adquirir imediatamente esse vidro e fazer o reconhecimento apenas daquela pequena dívida?” Indaga Geldes, lamentando o fato de muitos gestores nunca separarem um tempo para participar de um curso de licitações & contratos, ficando dependentes apenas do que “ouvem” (e quando ouvem) dos seus colaboradores já cansados e desmotivados diante de tanto descaso.
Os cursos da GR Treinamento, de qualidade comprovada ao longo dos últimos dois anos, são realizados em Palmas, evitando maiores gastos com passagens aéreas, hospedagem e diárias.
Informações sobre todos os cursos oferecidos podem ser obtidas no site www.gr1treinamento.com.br ou pelo telefone (63) 3225 1417.
Comentários (0)