Greve geral afeta serviços nesta 6ª: correios, bancos e instituições privadas aderem

Escolas, universidade e bancos devem fechar nesta sexta-feira. Prefeitura de Palmas garante que transporte público funcionará normalmente. Confira o que vai parar na Capital

Em Palmas, mobilização terá início às 8 horas na JK
Descrição: Em Palmas, mobilização terá início às 8 horas na JK Crédito: Antônio Gonçalves

Contra a reforma da Previdência, em tramitação na Câmara dos Deputados, e Trabalhista, aprovada nesta quarta-feira, 26, e encaminhada para o Senado, está marcado para esta sexta-feira, 28, uma grande paralização por todo o país. Chamada de Greve Geral, vários setores do Tocantins aderiram e muitos serviços, como bancos, escolas, entre outros, não devem funcionar.

 

Entre as categorias, que seguirão os posicionamentos dos seus respectivos sindicatos, estão os Correios, os bancos, escolas públicas, algumas particulares e universidades. Lotéricas e o comércio em geral devem funcionar normalmente.

 

Bancos

Os Sindicatos dos Trabalhadores Bancários do Tocantins (SINTEC-TO), Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado do Tocantins (SINTET) e os Correios se manifestam por nota, ou entrevista por telefone, afirmando que os trabalhadores, o qual eles representam, devem aderir à greve.

 

A assessoria de Comunicação do SINTEC, informou por telefone ao T1 Notícias que a mobilização foi aprovada pelos bancários em Assembleia realizada no dia 18 de abril. “Quem vai abrir e quem não vai, não tem como afirmar. A orientação é que o bancário não vá trabalhar”, pontou a assessora Thaise Marques. 

 

Escolas

A assessoria do SINTET informou que além de Palmas, os professores de Gurupi, Miracema, Araguaína, Porto Nacional, Tocantinópolis, Paraíso e Arraias vão participar da Greve Geral.

 

A assessoria de comunicação da Secretaria Estadual de Educação, Juventude e Esportes (Seduc), por telefone, ressaltou que as escolas estaduais irão funcionar de acordo com adesão dos professores e que a pasta somente vai se manifestar após o ato dessa sexta.

 

Prefeitura de Palmas

Já a Prefeitura de Palmas, garantiu que todos os serviços municipais operam normalmente no dia 28, inclusive, o prefeito Carlos Amastha convidou todos os veículos de imprensa para uma coletiva na manhã do mesmo dia, às 10 horas.  A Prefeitura também informou, em nota, que o transporte público funcionará regularmente.

 

Lotéricas

O Sindicato dos Empresários Lotéricos (Sindicato) garantiu que as lotéricas do Estado devem funcionar. O Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Privado (SINTEP) notificou que até o momento somente os colégios Madre Clélia e o Marista não abrem, os demais ficam a escolha dos diretores.

 

Além da paralização, haverá manifestações nas principais cidades, como Palmas, Araguaína, Gurupi, Guaraí, Porto Nacional, Dianópolis, Miracema e Augustinópolis. Na Capital haverá duas manifestações. A primeira acontece a partir das 8 horas, com saída em frente ao Colégio São Francisco de Assis e percorrendo a Avenida JK com destino à Praça dos Girassóis.

 

Correios

Os Correios informam que, no Tocantins, a paralisação está agendada apenas para amanhã, dia 28. A empresa disse que irá adotar as medidas necessárias para garantir a continuidade de todos os serviços e garante que não haverá prejuízo à população.

 

Transporte público

Em nota, a Prefeitura de Palmas informou que para o dia em que está marcada a greve geral de trabalhadores no Brasil, o transporte público funcionará normalmente. Já no dia 1°, feriado nacional do Dia do Trabalhador, a escala será a escala de Domingo e feriado com reforço:

 

- No Eixão das 5h30 às 7h45 será de 5 em 5 minutos;

- No Eixão Taquari das 5h30 às 7h00 de 20 em 20 minutos

- Haverá seis ônibus de reserva na Estação Apinajé, para alguma necessidade.

 

Comércio

 

A Associação Comercial e Industrial de Palmas (Acipa) divulgou um comunicado à população de que o comércio local terá funcionamento normal nesta sexta. “Sendo assim, a sociedade comercial e industrial de Palmas se posiciona contrária à ‘greve geral’, em razão de entendermos a real situação pelo qual está passando o país” ressalta o comunicado.

 

Confira a programação nas principais cidades do Tocantins:

 

PALMAS

8h30 - Concentração na Avenida JK, próximo ao Colégio São Francisco.

Panfletagem e Caminhada na Av. Jk até a rotatória do Banco Bradesco.

16h00 - Concentração próximo da passarela em Taquaralto.

Panfletagem na Avenida Tocantins.

 

GURUPI

16h00 - Concentração na Praça Santo Antonio em Gurupi-TO.

17h00- Caminhada na Av. Goiás até o Parque Mutuca.

 

ARAGUAÍNA

7h00 - Concentração na UFT (Movimento estudantil da UFT e IFTO e movimentos sociais).

Carreata até o SINTET Regional de Araguaína.

Caminhada/Ato Público e panfletagem pela Av. Cônego João Lima até a Praça Dom Orione.

 

PORTO NACIONAL

8h00 - Concentração e ato público na Praça do Centenário.

 

TOCANTINÓPOLIS

08h30 - Ato na BR-153.

 

DIANÓPOLIS                                       

07:30  Concentração  no Posto Serra Geral;

08:15 Caminhada rumo a Praça  Central, onde será  debatido essas temáticas.

 

MIRACEMA

16h00 - Concentração na Praça Derocy Morais.

 

Comentários (0)