A Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) anunciou nesta terça-feira, 24, a ampliação do horário de funcionamento da Unidade de Coleta da Hemorrede em Porto Nacional. A medida busca aumentar o número de doações de sangue e cadastros de doadores de medula óssea na região.
A unidade passará a atender de segunda a sexta-feira das 7h às 18h30, e aos sábados das 7h até 12h30. A extensão do horário pretende facilitar o acesso de trabalhadores e estudantes que antes tinham dificuldade em doar durante o expediente comercial.
Dados alarmantes motivaram a decisão: Porto Nacional, cidade com 54 mil habitantes e dois hospitais de referência, registra apenas 1% de sua população como doadores de sangue - equivalente a dez doadores para cada mil habitantes. “Diante deste índice baixo e, por ser, Porto Nacional muito perto da capital, onde se concentra grande quantidade de hospitais, realizamos novas contratações de profissionais, dispomos de mais um veículo automotivo para unidade e possibilitamos um horário de atendimento mais estendido. Esperamos que com isso, mais pessoas tenham condições de colaborar com as doações que salvam vidas”, explicou o secretário de Estado da Saúde, Carlos Felinto.
Segundo a coordenadora da UCT/PN, Ana Guilhermina, “é fundamental a conscientização e mobilização da população para ampliar o número de doações, garantindo o abastecimento dos estoques de sangue e a segurança transfusional para os pacientes que necessitam. Essa medida visa facilitar o acesso dos doadores, oferecendo mais opções de horários para a doação, garantindo assim um maior suprimento para atender às demandas transfusionais do Estado”.
A unidade fica na Rua 7 de Setembro, 125, Centro de Porto Nacional. Mais informações pelo telefone (63) 3363-8500.
Comentários (0)