HGP corrige falta de morfina e tramal para pacientes com câncer e da ortopedia

Denúncia apontou falta de medicamentos essenciais a pacientes do HGP; diretor geral garante que problema já foi solucionado

Diretoria do HGP diz ter solucionado problemas
Descrição: Diretoria do HGP diz ter solucionado problemas Crédito: Foto: Luciano Ribeiro

Após reclamações de pacientes do Hospital Geral de Palmas (HGP) ao T1 Notícias, na tarde desta terça-feira, 2, sobre a falta de medicamentos para o tratamento de pacientes da oncologia, emergência, UTI e do centro cirúrgico, a Diretoria do Hospital corrigiu a falta de morfina injetável, usado para remediar dores moderadas a graves, e tramal injetável, analgésico para dores leves a moderadas.

 

De acordo com a denúncia, estariam faltando ainda medicamentos como clexane subcutâneo, importante anticoagulante; furosemida injetável, diurético de alta potência que não tem substituto, usado para paciente com insuficiência cardíaca, cirrose, insuficiência renal; e o ultrassom e o endoscópio do HGP não estariam funcionando, além da falta de panos para montar os pacotes estéreis para o centro cirúrgico.

 

Em entrevista ao T1 Notícias na manhã desta quarta-feira, 3, o diretor geral do HGP, Daniel Hiramatsu informou que o problema já foi solucionado. “Estava faltando há uns dois, três dias atrás, só que esse material estava no estoque e não havia sido feita a solicitação. Informaram antes do material chegar, mas agora está tudo ok. Hoje não está faltando nada para pacientes com câncer e da área da ortopedia no HGP”, informou o diretor geral.

 

A diretora do HGP, Renata Nogueira Duran, também comentou em entrevista ao T1 Notícias na tarde de ontem que as falhas são pontuais, mas que os medicamentos descritos já estão disponíveis. “A gente teve falta de alguns medicamentos que já estão disponíveis”, ressaltou. O desfalque, segundo Renata, foi causado pela demanda do hospital. Esse também foi o motivo apontado para a falta de enxoval e materiais esterilizados no bloco cirúrgico. “Desde a saída da Litucera nós temos sofrido com a disponibilização de enxoval. A nova empresa licitada teve que passar para um processo e deve disponibilizar nesta quarta esse material”.

 

De acordo com a diretora, foi realizada uma licitação e o fornecedor teria 30 dias para entregar os tecidos que serão utilizados para confeccionar rouparia para o hospital. “Nós pedimos para antecipar [o prazo de entrega] e eles devem entregar amanhã (dia 3)”, reforçou.

 

Ultrassom e endoscópio

Sobre os aparelhos que estão danificados, a diretora informou que os equipamentos necessitam de uma manutenção específica e que na última sexta-feira foi informada sobre o problema, quando imediatamente acionou a empresa de manutenção. “Nós já passamos para a empresa que faz manutenção e esperamos que isso seja resolvido o mais breve possível”.

 

“Numa necessidade emergencial nós temos um equipamento no hospital que pode ser utilizado dependendo do caso do paciente. A gente acredita que isso deve se resolver bem rápido”, disse Renata.

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