HGP e HRA recebem equipamentos para Ortopedia: Musafir espera agilizar cirurgias

Secretário Marcos Musafir entregou para a equipe ortopédica do HGP, motores e assessórios para a realização de cirurgias ortopédicas. Conjunto de equipamentos também serão enviadas para HRA e HRG

Entrega de insumos para cirurgia no HGP
Descrição: Entrega de insumos para cirurgia no HGP Crédito: Foto: T1 Notícias

O secretário de Estado da Saúde, Marcos Esner Musafir entregou, em uma reunião na tarde desta quarta-feira, 22, três conjuntos de motores, além de acessórios para a equipe de ortopedia do Hospital Geral de Palmas. Os equipamentos foram disponibilizados pelo Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (Into), que é referência nacional para tratamentos ortopédicos e realizou uma parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau). Musafir disse que dois conjuntos serão encaminhados para hospital de Araguaína e um para o Hospital Regional de Gurupi.

 

De acordo com o secretário, em entrevista ao Portal T1 Notícias, o empréstimo dos materiais poderá desafogar as filas de tratamentos ortopédicos no HGP, que é referência no estado. “Estamos acompanhando a dificuldade dos profissionais constantemente. Os ortopedistas me falando que tem necessidade de motores, furadeiras, serras e nós, conversando com o Into, conseguimos que eles disponibilizassem pra nós aqui no HGP, esses três conjuntos importantes, com todo arsenal necessário para que se possa fazer mais cirurgias”, explanou o secretário.

 

No HGP, até então, haviam apenas dois conjuntos de materiais para as cirurgias, o que acarretou num congestionamento das esperas pelo procedimento. Conforme a diretora do HGP, Renata Duran, dentro do hospital cerca de 70 pacientes aguardam por cirurgia ortopédica.

 

 “Hoje nós somos um polo de referência para traumatologia, até porque não tem profissionais em outras unidades e isso traz uma superlotação no Hospital Geral de Palmas. E fora do hospital, tem a lista dos pacientes que podem aguardar em casa, que é um grande número, expressivo que depende ainda da gente ter normalizado aqui dentro”, afirmou a diretora.

 

 Na entrega simbólica dos aparelhos, Musafir afirmou que está trabalhando para conseguir convênios com o Ministério da Saúde.  “Para ver se conseguia mais materiais via Into, via Inca e via o Instituto Nacional de Cardiologia. A oncologia não está esquecida, a cardiologia não está esquecida. São prioridades assim como a ortopedia”, afirmou o secretário que destacou o esforço para reduzir a superlotação nas especialidades no HGP.

 

Previsão de números de cirurgias

 

Conforme a diretora do HGP esclareceu ao T1 Notícias, o número de cirurgias que poderão ser realizadas a partir da disponibilização desses materiais, deve variar de acordo com a complexidade de cada caso. “Uma cirurgia de quadril, por exemplo, pode demorar umas quatro horas”, disse Renata Duran.

 

“O andamento das filas é só uma questão de uma dinâmica interna. Nós vamos organizar as salas de cirurgias para eles fazerem cirurgias concomitantes e acelerar. Porque essa furadeira, é um material que precisa ser esterilizado, por isso é um equipamento também de complexidade, de alto custo. Então tendo mais furadeiras, você pode ter uma maior rotatividade”, disse Renata.

 

“Com certeza isso ser acelerado, de forma que vai resolver nosso problema, diminuir essa superlotação com pacientes dentro do Hospital Geral de Palmas”.  

 

O empréstimo, segundo o secretário Erner Musafir, devem durar até que o Estado possa fazer licitação para adquirir os próprios aparelhos. 

Comentários (0)