HGP passa a atender apenas pacientes de alta complexidade e graves, informa SES

As medidas objetivam diminuir a superlotação nas emergências e seguem as estratégias do "Projeto Lean nas Emergências", implantado no HGP e desenvolvido pelo Ministério da Saúde (MS).

Crédito: André Araújo

Desde o último domingo, 14 de novembro, o Hospital Gederal de Palmas (HGP) passou a receber apenas pacientes com perfil de alta complexidade, quadros graves e pacientes autorizados pelo Núcleo Interno de Regulação (NIR). A informação foi dada pela Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO), que comunicou que a decisão segue as estratégias do "Projeto Lean nas Emergências", implantado no HGP e desenvolvido pelo Ministério da Saúde (MS), por meio do “Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional (Proadi)” e do Sistema Único de Saúde (SUS), executado em parceria com o Hospital Sírio-Libanês.

 

Conforme a pasta, o HGP está operando com sua capacidade máxima e as medidas objetivam diminuir a superlotação nas emergências, "atender com qualidade os pacientes com patologias de alta complexidade, além de prestar serviços de saúde humanitário aos Usuários do Sistema Único de Saúde (SUS)".

 

A SES orientou que os casos considerados de baixa e média complexidade devem ser encaminhados às Unidades de Pronto Atendimento (UPAS), Unidades Básicas de Saúde (UBS) e hospitais de pequeno porte. "A Secretaria informa, ainda, que em nenhum momento os usuários que se enquadram no perfil da unidade hospitalar ficaram desassistidos", assegura a pasta.

 

Confira a nota da Secretaria de Estado da Saúde na íntegra:

 

A Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO), por meio do Hospital Geral de Palmas (HGP), informa que a Unidade, a partir de 14/11/2021, só estará recebendo pacientes com perfil de alta complexidade, quadros graves e pacientes autorizados pelo Núcleo Interno de Regulação (NIR). Tal medida segue as estratégias do "Projeto Lean nas Emergências", implantado na unidade – desenvolvido pelo Ministério da Saúde (MS) – por meio do “Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional (Proadi)” e do Sistema Único de Saúde (SUS) - executado em parceria com o Hospital Sírio-Libanês.

 

As medidas objetivam diminuir a superlotação nas emergências, atender com qualidade os pacientes com patologias de alta complexidade, além de prestar serviços de saúde humanitário aos Usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). O HGP, considerado “porta aberta”, é a maior referência de saúde pública do Estado do Tocantins, contudo, por ter recebido e prestado socorro a todos e quaisquer pacientes – que não passaram pelas UPAs ou pelo serviço de regulação – está operando com sua capacidade máxima.

 

A SES orienta que os casos considerados de baixa e média complexidade devem ser encaminhados às Unidades de Pronto Atendimento (UPAS), Unidades Básicas de Saúde (UBS) e hospitais de pequeno porte.

 

A Secretaria informa, ainda, que em nenhum momento os usuários que se enquadram no perfil da unidade hospitalar ficaram desassistidos.

 

Por fim, a SES informa que o Secretário da Saúde, Afonso Piva, esteve acompanhando e coordenando as ações resolutivas quanto a este tema, na manhã deste domingo, 14, junto com equipe multiprofissional da unidade. As decisões visam organizar o fluxo de atendimento e oferecer uma melhor assistência à população tocantinense.

Comentários (0)