Homem tenta se passar por outra pessoa para tirar CNH e é pego em biometria do Detran

Após perceber que havia sido descoberto, homem fugiu do local

Homem é pego em biometria ao tentar fraudar sistema
Descrição: Homem é pego em biometria ao tentar fraudar sistema Crédito: Divulgação

Um homem tentou se passar por outra pessoa para tentar tirar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Ele chegou a procurar uma clínica médica e psicológica de Araguaína, credenciada no Departamento Estadual de Trânsito do Tocantins (Detran/TO), para fazer os exames médico e psicológico, apresentando documento de identidade adulterado e se fazendo passar pelo candidato que tentava tirar a CNH.

 

A tentativa de fraude foi descoberta graças ao sistema de biometria, implantado há três meses pelo Detran, em todas as clínicas credenciadas para a realização dos exames médico e psicotécnico. 

 

O sistema biométrico detectou o “falso” aluno através da coleta digital, sendo revelada a tentativa do crime de falsidade ideológica. O caso está sob investigação do Núcleo de Inteligência do Detran. O ocorrido foi comunicado pela Empresa SIFCON ao Delegado Bruno Boaventura da  Delegacia Regional de Polícia Civil de Araguaína, O falso aluno foi barrado e não adentrou na sala dos exames. Ao perceber que foi descoberto, o homem fugiu do local.

 

 “O Detran sempre procurou métodos para deixar os processos de habilitação o mais transparente e seguro possível, tanto dentro do sistema DetranNet quanto nas empresas credenciadas, como as clínicas, CFCs e despachantes, por exemplo”, disse a gerente de Habilitação do Detran, Flávia Fauro, acrescentando que a expansão da identificação digital para as clínicas médicas e psicológicas barra qualquer intenção de fraude no início dos processos de CNH.

 

Biometria Digital

O referido sistema é baseado no controle, pela biometria digital, empregada para identificar alunos, médicos e psicólogos envolvidos no processo de avaliação. A biometria consiste na validação da impressão digital do candidato, usando o mais completo método de rolagem para registrar a impressão digital em sua totalidade.

 

O novo sistema ainda permite que o Detran/TO faça conferências, em tempo real, da presença do candidato e dos profissionais durante os exames, através de sorteios aleatórios de quem está passando pelo teste, de médicos e de psicólogos, que deverão registrar a presença em chamadas extraordinárias, a qualquer tempo, através da biometria.

 

 

Comentários (0)