Nésio Fernandes, Secretário Nacional da Atenção Primária à Saúde, receberá o título de cidadão tocantinense por sua atuação na saúde pública
Nésio Fernandes de Medeiros Junior, médico sanitarista, receberá nesta sexta-feira, 10, o título de cidadão tocantinense, concedido pela Assembleia Legislativa do Estado do Tocantins. A homenagem é uma forma de reconhecer a sua contribuição para a melhoria da saúde pública no estado, especialmente na capital Palmas, onde ele foi secretário municipal de saúde entre 2016 e 2018.
Nésio Fernandes de Medeiros é Secretário de Atenção Primária em Saúde do Ministério da Saúde. Médico Sanitarista formado na Escola Latino Americana de Medicina, em Cuba, atuou como médico na Atenção Primária e gestor em Palmas. De 2016 a 2018, Nesio se destacou à frente da Secretaria de Saúde de Palmas (TO). Entre 2019 e 2022, foi secretário estadual de saúde do Espírito Santo, onde desenvolveu um ecossistema de inovação e fortalecimento da Atenção Primária do estado, com o Novo SUS Capixaba, ampliou a atuação do SAMU para todos os municípios e liderou o enfrentamento da pandemia de Covid-19 que tornou o Espírito Santo referência nacional no combate à doença. Enquanto ocupava o cargo, foi presidente do Conselho Nacional de Secretários de Saúde. Ao longo de sua carreira profissional, foi presidente da Fundação Escola de Saúde Pública de Palmas, além de ter integrado o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), entre 2016 e 2018, como membro de Câmaras Técnicas e Grupos de Trabalho.
Médico sanitarista, especialista em Medicina Preventiva e Social e em Administração em Saúde, titulado pela Associação Médica Brasileira e Associação Brasileira de Medicina Preventiva e Administração em Saúde. Graduado em Medicina pela Escola Latino-americana de Medicina, revalidado no Brasil pela Universidade Federal de Minas Gerais. Foi ´Presidente da Fundação escola de Saúde Pública de Palmas-TO, médico da estratégia de saúde da família e Secretário Municipal da Saúde de Palmas. Como Secretário da Saúde do Espírito Santo, nos últimos quatro anos, teve um papel de extrema importância na condução da pandemia. Presidiu o Conselho Nacional de Secretários de Estado da Saúde – CONASS, em 2022. Com experiência na área de Saúde Coletiva, ênfase em Saúde Pública. Atua principalmente em saúde da família e comunidade, formação médica, educação permanente em saúde, ciência de dados, gestão da saúde e hansenologia.”
Em Palmas, Nésio Fernandes implantou um modelo de gestão baseado na inovação e na humanização, com foco na valorização dos profissionais, na ampliação da rede de serviços, na integração das equipes, na participação social e no uso de tecnologias tornando Palmas referência nacional em saúde pública. Criou a Fundação Escola de Saúde Pública e implantou a Política Municipal de Educação Permanente em Saúde de Palmas. O município teve a maior cobertura da Estratégia Saúde da Família, chegando a 100%, com a ampliação do acesso e qualificação da Rede de Saúde da Família na capital.
Em 2018, Nésio Fernandes deixou a secretaria municipal de saúde de Palmas para assumir a secretaria estadual de saúde do Espírito Santo, onde desenvolveu um trabalho inovador e humanizado. Hoje como secretário Nacional da Atenção Primária à Saúde do Ministério da Saúde, está transformando a saúde básica no Brasil.
O título de cidadão tocantinense é uma forma de reconhecer o legado deixado por Nésio Fernandes para a saúde pública da capital.
Instuiu O Programa Integrado de Residência em Saúde (PIRS) por meio da Lei Municipal nº 2010/2013, fruto de uma intensa discussão no âmbito do Sistema Integrado Saúde-Escola do SUS-SISE-SUS, em parceria com as Universidades ULBRA e UFT, sendo eles:
- Programa de Residência em Medicina de Família e Comunidade
- Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família e Comunidade
- Programa de Residência Multiprofissional em Saúde Mental
- Programa de Residência Multiprofissional em Saúde Coletiva
- Programa de Residência em Enfermagem Obstétrica
- Programa de Residência em Medicina Veterinária
- Programa de Residência em Clinica Integrada
- Programa de Residência Médica em Oftalmologia
- Programa de Residência Médica em Patologia
Comentários (0)