Hospital Dona Regina receberá certificação do Ministério da Saúde

O Ministério da Saúde concede nesta terça-feira, 7, ao Hospital Dona Regina a Certificação como Centro de Referência Estadual no Método Canguru.

O Hospital e Maternidade Pública Dona Regina – HMPDR receberá nesta terça-feira, 07, do Ministério da Saúde - MS a Certificação como Centro de Referência Estadual no Método Canguru. O evento acontecerá no auditório da Unidade hospitalar. Representantes do Ministério da Saúde irão participar e entregar a placa certificando o hospital.

Método Canguru é um tipo de assistência neonatal que implica em contato pele a pele precoce, entre a mãe e o recém-nascido de baixo peso. Bebês recém-nascidos com baixo peso (menos de 2.500 kg) ou prematuros têm um desenvolvimento mais adequado quando são aninhados junto ao peito da mãe ou pai por meio do Método Canguru.

As vantagens para o recém-nascido são maior vínculo entre  mãe-filho; evitando longos períodos sem estimulação sensorial; estímulo ao aleitamento materno, favorecendo maior freqüência, precocidade e duração; maior competência e confiança dos pais no manuseio do seu filho de baixo-peso, mesmo após a alta hospitalar; melhor controle térmico; diminuição de infecção hospitalar; e  menor permanência hospitalar.

Para receber esta certificação o Hospital implantou o modelo humanizado de assistência neonatal ao recém nascido de baixo peso e sua família cumprindo as exigências  instituída na Portaria GM /MS nº 1683 de 12 de julho de 2007, que estipula condições para o Método Canguru.

Programação

07/05/2013
08h-Certificação da Maternidade Dona Regina  como Centro de Referência Estadual em Método Canguru.
14h – Reunião com as tutoras do Método Canguru e Neonatologistas.

08/05/2013
08h-reunião Estadual  para o Fortalecimento do Método Canguru noTocantins.
Conferência: Projeto do Fortalecimento  do MC no Brasil:Política Pública e Linha de cuidado (Drª Zeni Lamy –Ministério da Saúde )

Mesa redonda: Situação do Metodo Canguru no Tocantins: os avanços e desafios (Área da Crianca, Centro de Referência Estadual e a experiência do Hospital de Gurupi)
 

Comentários (0)