Hospital e Maternidade Dona Regina realizou mais de mil procedimentos odontológicos

No mês dedicado à saúde bucal, a Secretaria da Saúde destacou a importância do acompanhamento em puérperas e recém-nascidos

Crédito: Alysson-Neya Chaves/Governo do Tocantins

De acordo com dados divulgados pela Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO), mais de sete mil orientações relacionadas a cuidados odontológicos para puérperas e recém-nascidos no Hospital e Maternidade Dona Regina (HMDR) foram realizados neste ano. Mais de 500 procedimentos foram feitos em bebês, como frenectomias e exodontias de dentes neonatais. Também em 2024, 400 gestantes de alto risco foram atendidas, com mais de 600 intervenções realizadas, a exemplo de raspagens, exodontias e restaurações. Ainda conforme a pasta, o tratamento de doenças bucais durante a gestação é necessário e contribui para a redução do risco de parto prematuro, do nascimento de recém-nascidos com baixo peso e de pré-eclâmpsia.

 

A secretaria explica que o acompanhamento adequado previne problemas a curto e longo prazo. As orientações recebidas durante a amamentação ajudam a evitar complicações como fissuras mamárias e mastite, bem como problemas futuros, como cáries e dificuldades na fala. A detecção precoce de condições como o freio lingual curto, permite intervenções facilitam o aleitamento materno e previnem problemas posteriores.

 

Segundo o diretor-geral do HMDR, Fernando Pinheiro de Melo, “os cuidados odontológicos durante a gestação são fundamentais tanto para a saúde da mãe quanto para a do bebê. Manter a saúde bucal em dia é essencial. Se você está grávida ou planeja engravidar, não se esqueça de incluir o dentista no seu plano de cuidados de saúde”.

 

A responsável pelo setor de odontologia do HMDR, a cirurgiã-dentista Letícia Priori, destacou a relevância do atendimento: “os cirurgiões dentistas desempenham um papel fundamental na saúde da mulher e do futuro bebê. Em pouco tempo desde a implementação desse serviço, já notamos a diminuição dos partos prematuros e do tempo de internação, resultando em economia de recursos do SUS e benefícios para a população”.

 

A paciente Jaqueline Alves Magalhães, 24 anos, disse ter ficado surpresa ao saber do atendimento. “Gostei do acompanhamento, muito importante esses cuidados também com a questão odontológica, desde agora que estou esperando meu bebê. Não imaginava que teria esses serviços aqui. Vim do Maranhão, porque lá não tem, só fazem os exames normais do pré-natal. Quando eu cheguei aqui, achei até estranho quando eles falaram que faz limpeza e outros procedimentos, né? Mas é muito interessante, muito bom”.

 

Residente em Alvorada, Távila Cristina dos Santos Sousa, mãe do Antôny Gabriel com três dias de nascido, disse estar satisfeita com o atendimento que recebeu no HMDR. “Não sabia que tinha esse atendimento odontológico aqui dentro do hospital. Foi maravilhoso saber deste serviço e ver meu filho ser atendido pela dentista aqui logo ao nascer. Saímos daqui já sabendo como está a saúde odontológica do nosso filho. Todos os profissionais foram atenciosos, cuidadosos com cada detalhe, tudo maravilhoso, só tenho a agradecer”.

 

 

 

Comentários (0)