Hospital Estadual de Combate à Covid-19 será inaugurado nesta 4ª com 70 novos leitos

A unidade tem administração do Instituto Saúde e Cidadania (Isac) e conta com 70 novos leitos entre clínicos e de UTI (Unidades de Terapia Intensiva)

Crédito: Esequias Araújo

O Hospital Estadual de Combate à Covid-19, que teve sua estrutura montada no Centro Oncológico de Palmas, terá sua operação iniciada nesta quarta-feira, 19, conforme apurou T1 nos bastidores da gestão do Estado. A unidade tem administração do Instituto Saúde e Cidadania (Isac) e conta com 70 novos leitos entre clínicos e de UTI (Unidades de Terapia Intensiva). Para tanto, a unidade contará com 75 profissionais da saúde atuando. 


 

A contratação da empresa para fazer a gestão dentro do Hospital Oncológico somou investimentos na ordem de R$ 20,6 milhões, através de contrato firmado o Isac, uma Organização Social (OS) sem fins lucrativos. O valor do contrato corresponde aos próximos seis meses de trabalho.

 

O Isac também será responsável pela realização de exames, fornecimento de medicamentos, gestão de equipe, insumos, alimentação, limpeza e lavanderia. 

 

Quanto ao Hospital Oncológico de Palmas, onde leitos estão instalados, a unidade foi contratada pelo Governo do Tocantins em julho, cabendo agora ao Isac fazer a gestão de toda a estrutura disponível no local.

 

Com ampla experiência na área, a empresa já está atuando na linha de frente contra a pandemia em outros estados: Bahia (BA), Pará (PA), Alagoas (AL), Rio Grande do Sul (RS) e também no Distrito Federal (DF), onde Organização Social está sediada. A empresa também já está atuando no município de Araguaína.


 

Diário Oficial 


 

O contrato com o instituto foi publicou no Diário Oficial do Estado (DOE) no último dia 7. Trata-se de mais uma ação emergencial determinada pelo governador Mauro Carlesse, com o objetivo de ampliar a oferta de atendimento especializado para os casos graves da Covid-19. 

 

“Todo nosso planejamento estratégico tem surtido efeitos rápidos na saúde e assim que a demanda aumentou, nossas equipes foram ágeis em buscar novos leitos. Para sanar essa demanda, não estamos poupando esforços e nem recursos. Garanto que o Tocantins está pronto para enfrentar a pandemia, reunindo as melhores condições possíveis para o nosso cidadão”, destacou o Governador, à época.

 

A publicação no DOE informou um total de 70 novos leitos, sendo 60 leitos clínicos que estão 100% equipados para tratar os casos moderados da Covid-19 e mais 10 leitos de UTI, destinados exclusivamente aos pacientes em estado grave da doença.

Comentários (0)