O Hospital Geral de Palmas (HGP) realizará, no próximo sábado, 29, a última etapa do mutirão de colonoscopias em alusão ao Março Azul, mês de conscientização sobre o câncer colorretal. A ação, promovida pelo setor de Imagenologia do hospital, já beneficiou 30 pacientes desde o início de março e incluiu palestras educativas sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce da doença.
Keyla Lima, funcionária pública municipal, acompanhou a mãe, Doralice, durante a realização do exame. “Essa ação é ótima e necessária. Quando a gente tem esse amparo hoje em dia, facilita muito. Hoje também teve palestra sobre o março azul e foi muito bom, eu sempre primo pela promoção da prevenção, exatamente por isso de que quanto antes descobrir, melhor. Minha mãe está fazendo esse exame, que é uma revisão do processo oncológico. Mas graças a Deus está tendo essa oportunidade de fazer esse exame de uma forma que não atrapalha o tratamento, e ela pode e dar continuidade”, destacou.
A médica Nadja Chiavini, coordenadora do Serviço de Endoscopia do HGP, explicou a importância da iniciativa. “O março azul foi escolhido pra firmar o mês de conscientização do câncer colorretal. Então, existe um movimento em todo o país para chamar atenção para essa grave doença. Aqui no HGP estamos fazendo um mutirão de colonoscopia. Então todos os finais de semana estamos fazendo os exames de colonoscopia de pacientes que estavam em lista de espera para avaliar esse cólon e ver até que ponto existem lesões que podem evoluir para um câncer colorretal”, afirmou.
A médica ainda reforçou a importância do exame para a prevenção. “A partir dos 45 anos, todos devem fazer a colonoscopia como parte da triagem de doenças colorretais, principalmente o câncer, que é uma das principais causas de morte no país. Quando o exame inicial não apresenta alterações, o acompanhamento pode ser feito a cada cinco anos”, concluiu.
Comentários ()