O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama) publicou nesta sexta-feira, 9, a Portaria nº 60, que autoriza a contratação de brigadistas para atuar na prevenção e combate a incêndios florestais no país. A medida visa reforçar o trabalho do Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Prevfogo) antes do período crítico de queimadas.
De acordo com a portaria, no Tocantins serão abertas vagas nos municípios de Tocantínia, Lagoa da Confusão, Formoso do Araguaia, Pium, Itacajá, Tocantinópolis, São Félix do Tocantins, Santa Tereza do Tocantins, Arrais e Goiatins. As contratações abrangem desde brigadistas temporários até supervisores especializados, com diferentes prazos de atuação.
O texto também autoriza o Prevfogo a contratar brigada federal de manejo integrado do fogo pelo período de dois anos (prorrogável por mais um), composta por um brigadista chefe de brigada, dois brigadistas chefes de esquadrão e doze brigadistas para a prevenção e combate aos incêndios florestais. A medida permite ainda a contratação de agentes federais de informação de prevenção e combate aos incêndios florestais; chefe de esquadrão e brigadistas de queima prescrita; supervisores federais de prevenção, monitoramento, logística, operações e tiro quente, além de supervisores estaduais de brigadas, de prevenção e combate aos incêndios florestais para apoio às coordenações estaduais do Prevfogo.
Comentários (0)