IBDFAM promove Fórum de Diversidade Sexual e Gênero em Palmas nos dias 2 e 3 de junho

O evento será realizado no Tribunal de Justiça e contará a presença de nomes que lutam pelo direito da diversidade sexual e de gênero no Tocantins e no Brasil

Crédito: Marcelo Camargo/Arquivo/Agência Brasil

O Instituto Brasileiro de Direito das Famílias - Seccional Tocantins (IBDFAM - TO) realiza, nos dias 2 e 3 de junho, a apartir das 9h, o IV Fórum de Diversidade Sexual e de Gênero do IBDFAM Tocantins e Goiás. O evento ocorrerá de forma presencial no auditório do Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO), em Palmas, e também terá transmissão simultânea no canal do Youtube do instituto.

 

As palestras serão ministradas por nomes que lutam pelo direito da diversidade sexual e de gênero do Tocantins e do Brasil. O evento é gratuito e com certificação de 15 horas. As inscrição pode ser feita neste link.

 

Confira a programação:

 

2 de junho

 

9h - Mesa de abertura.

 

Local: Auditório do Tribunal de Justiça do Estado do Tocantins - TJTO.

 

Abertura oficial do evento com a participação de várias autoridades do Estado com o objetivo de reiterar a luta do IBDFAM Tocantins e do IBDFAM Goiás na defesa do respeito a diversidade sexual e a toda comunidade LGBTQIA+. Fala confirmada do presidente nacional do Instituto Brasileiro de Direito de Família (IBDFAM), Dr Rodrigo da Cunha Pereira.

 

Local:  Auditório do Tribunal de Justiça do Estado do Tocantins - TJTO.

 

Painel 1 - Paletra de abertura, às 10h: "A importância do afeto no âmbito jurídico para o estabelecimento de direitos fundamentais. A luta pelas conquistas dos direitos da diversidade".

 

Palestrantes: Dra, Margareth Hernandes, presidente da Comissão Nacional de Diversidade Sexual e de Gênero da OAB, e Dra. Amanda Souto Baliza, vice-presidente da Comissão Nacional de Diversidade Sexual e de Gênero da OAB.

 

Mediação: Dra. Alessandra Muniz, presidente do IBDFAM Tocantins.

 

Debatedores: Dr. Landro Neto, presidente da Comissão de Diversidade Sexual e de Gênero do IBDFAM Tocantins e Dra. Chitia Barcellos, presidente da Comissão de Direito Homoafetivo do IBDFAM Goiás.

 

14h - Infância e velhice LGBTQIA+.

 

Palestrantes: Dra. Maria Luiza Póvoa, presidente da Comissão Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa IBDFAM e Dra. Melissa Ourives Veiga, vice-presidente do IBDFAM Ceará.

 

Mediadores: Dr. Guilherme Augusto, vice-presidente do IBDFAM Tocantins e Dr. Fernando Zanella, presidente da Comissão de Diversidade Sexual e de Gênero da OAB São Paulo Subseção Lapa.

 

Debatedores: Dra. Simone Fontinelle, presidente do Conselho Municipal da Pessoa Idosa de Palmas, Andressa Theodoro, Psicológa e Pesquisadora, e Mayk Diego Gomes da Glória Machado, psicólogo e Mestre em Psicologia pela Universidade Federal do Goiás.

 

16h - Os desafios da empregabilidade Trans e LBTQIA+ no cenário pós pandêmia.

 

Local: Auditório do Tribunal de Justiça do Estado do Tocantins - TJTO.

 

Palestrantes: Dra. Chythia Barcellos, consultora em Diversidade para Empresas, Dra. Beth Fernandes, mestre e Doutora em Psicologia, e Dr. Dan Kaio Lemos, doutor em Ciências Sociais pela UnB - Documentário Transversais.

 

Mediação: Dra. Môni Porto, advogada especialista em Direito Homoafetivo e de Gênero.

 

Debatedores: Byanca Marchiori, presidente da Associação de Transsexuais e Travestis do Tocantins, Rev. Geraldo Magela, coordenador da Casa A+ Palmas, Raphael Pedreira, empresário, e Rayanne Eduarda, acadêmica de direito e militante trans.

 

3 de junho

 

10h - A luta e meios práticos para efetivação da criminalização da homotransfobia.

 

Local: Auditório do Tribunal de Justiça do Estado do Tocantins - TJTO.

 

Palestrante: Dr. Pedro Paulo de Medeiros, advogado criminalista pós-doutor em Direitos Humanos pela Universidade de Coimbra - Portugal.

 

Mediação: Dra. Chyntia Barcellos, presidente da Comissão de Direito Homoafetivo e Gênero do IBDFAM Goiás.

 

Debatedores: Dra. Luanda Pires, presidente da Associação de Mulheres LBTIs, consultora em diversidade, Dra. Stella Bueno, presidente da Comissão de Violência e Gênero do IBDFAM Tocantins e Dr. Joaquim Adorno, delegado da GEACRI - Goiás.

 

14h - A importância da diversidade sexual e de gênero para (sobre)vivência da democracia brasileira.

 

Local: Auditório do Tribunal de Justiça do Estado do Tocantins - TJTO.

 

Palestrantes: Linda Brasil, vereadora pela cidade de Aracaju (Sergipe), Duda Salabert, vereadora pela cidade de Belo Horizonte (Minas Gerais) e Dr. Dimitri Sales, presidente do Conselho de Direitos Humanos do Estado de São Paulo.

 

Mediação: Dr. Landri Neto, presidente da Comissão de Diversidade Sexual e de Gênero do IBDFAM Tocantins.

 

Debatedoras: Jornalista política Roberta Tum e Thamires Lima, suplente a vereadora pelo município de Palmas e pesquisadora.

 

16h - Mesa de encerramento.

 

Local: Auditório do Tribunal de Justiça do Estado do Tocantins - TJTO.

 

Entrega da primeira edição do prêmio Janaína Dutra.

Tocantins: Projeto CASA A+ Palmas - Bispo Maurício de Andrade.

Goiás: Astral - GO - Beth Fernandes.


 

Foto: Marcelo Camargo/Arquivo/Agência Brasil

Comentários (0)