Ibram leva programa de consulta pública sobre museus ao Tocantins no dia 24

Evento em Palmas busca ouvir sociedade para reformular políticas do setor; presidente do instituto participará pessoalmente do diálogo

Crédito: Divulgação/Ibram

O Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) — autarquia vinculada ao Ministério da Cultura (MinC) — realiza, na próxima segunda-feira, 24 de novembro de 2025, mais uma edição do Programa (re)CONEXÕES, que chega ao Tocantins com o objetivo de fortalecer o diálogo e a participação social na construção das políticas públicas para o setor museal. A atividade será realizada a partir das 7h30, no Auditório do Parque Municipal da Pessoa Idosa – Francisco Xavier de Oliveira (301 Sul), em Palmas e integra a programação do I Seminário de Patrimônio e Museus de Palmas.

 

A edição contará com a presença da Presidenta do Ibram, Sra. Fernanda Castro, que acompanha pessoalmente o processo de escuta pública e reforça o compromisso da instituição com a gestão democrática das políticas culturais. Segundo Fernanda Castro, “o (re)CONEXÕES é um instrumento fundamental de diálogo com a sociedade, que fortalece os mecanismos de participação social nas políticas públicas para museus e amplia a representatividade na formulação das decisões estratégicas do setor”.

 

A ação no Tocantins é promovida pelo Ibram em parceria com a Secretaria de Cultura do Tocantins, com a Fundação Cultural de Palmas e conta com a colaboração do Escritório Estadual do Ministério da Cultura no Tocantins, fortalecendo o trabalho integrado entre governo federal, estado e município.

 

Construção coletiva de diretrizes para o setor museal

O ciclo 2025 do (re)CONEXÕES percorre todos os estados brasileiros, consolidando um processo nacional de escuta e participação social voltado à atualização das diretrizes dosetor museal. A etapa do Tocantins busca reunir contribuições para três iniciativas estruturantes do Ibram:

 

- Reestruturação do Sistema Brasileiro de Museus (SBM);

- Implantação do Sistema de Participação Social do Ibram (Spas);

- Normatização do Fórum Nacional de Museus (FNM).

 

Essas ações estão alinhadas ao Plano Nacional Setorial de Museus 2025-2035, aprovado em novembro de 2024 durante o 8º Fórum Nacional de Museus, realizado em Fortaleza. O plano orienta a construção de um setor museal mais democrático, sustentável, colaborativo e representativo da diversidade cultural brasileira.

 

Participação cidadã e fortalecimento das políticas culturais

O evento é aberto a profissionais de museus, pontos de memória, pontos de cultura, estudantes, coletivos culturais, agentes públicos e representantes da sociedade civil. Todas as contribuições colhidas serão sistematizadas e utilizadas como subsídio técnico para a formulação de normativas, instrumentos jurídicos e estratégias de implementação das políticas públicas do setor.

 

A iniciativa reforça o compromisso do Ministério da Cultura e do Ibram com a reconstrução dos canais de participação social, a escuta qualificada e a consolidação de políticas públicas que reflitam a diversidade cultural do país.

 

Inscrições

As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas no local do evento ou antecipadamente pelo site do Fórum Nacional de Museus: https://forum.museus.gov.br/inscricao-individual. Após preencher o formulário, é necessário selecionar a região e a edição Tocantins do (re)CONEXÕES.

 

Serviço

Programa (re)CONEXÕES – Edição Tocantins

O quê: Diálogo e consulta pública sobre participação social e políticas para museusQuando: 24 de novembro de 2025

Horário: 7h30 às 18h00

Onde: Auditório do Parque Municipal da Pessoa Idosa – Francisco Xavier de Oliveira – 301 Sul, Palmas

Inscrição gratuita: https://forum.museus.gov.br/inscricao-individual

Comentários (0)