Ibram vai ao Tocantins ouvir sugestões para museus

Objetivo é colher opiniões de profissionais e do público para criar políticas mais democráticas

Crédito: Divulgação/Ibram

O Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) promoverá, em parceria com a Fundação Cultural de Palmas (FCP) e a Secretaria de Cultura do Tocantins (Secult), a edição tocantinense do Programa (re)Conexões no dia 24 de novembro de 2025, a partir das 7h30, no Auditório do Parque Municipal da Pessoa Idosa Francisco Xavier de Oliveira.

 

O encontro integra o circuito nacional do (re)Conexões 2025, que percorre todos os estados com o objetivo de ouvir o setor museal e construir coletivamente diretrizes para políticas públicas da área. Nesta etapa, serão consolidadas propostas para três iniciativas estruturantes do Ibram:

- reestruturação do Sistema Brasileiro de Museus (SBM);

- implantação do Sistema de Participação Social do Ibram (Spas);

- normatização do Fórum Nacional de Museus (FNM).

 

As ações seguem as diretrizes do Plano Nacional Setorial de Museus 2025-2035, aprovado no 8º Fórum Nacional de Museus, em 2024, e buscam fortalecer um setor museal mais democrático, colaborativo e representativo da diversidade cultural brasileira.

 

A atividade é aberta a profissionais de museus, pontos de memória, estudantes, coletivos culturais, representantes da sociedade civil, agentes públicos e demais interessados. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no local, no dia do evento, ou antecipadamente pelo site do Fórum Nacional de Museus.

 

Segundo a presidenta do Ibram, Fernanda Castro, o programa fortalece os mecanismos de participação social e amplia a representatividade na formulação das políticas públicas para museus. Todas as contribuições colhidas nos encontros serão sistematizadas e encaminhadas para subsidiar futuras normativas, instrumentos jurídicos e estratégias de implementação.

 

Serviço
Programa (re)Conexões – Edição Tocantins
Quando: 24/11/2025, a partir das 7h30
Onde: Auditório do Parque Municipal da Pessoa Idosa Francisco Xavier de Oliveira
Inscrição gratuita: disponível no site do Fórum Nacional de Museus.

Comentários (0)