IFTO abre inscrições para vestibular com 417 vagas para cursos técnicos e graduação

A partir desta quarta-feira, 19, também será possível solicitar a isenção do pagamento da taxa de inscrição.

Campus Palmas do IFTO
Descrição: Campus Palmas do IFTO Crédito: Divulgação/Ascom IFTO

As inscrições para o Vestibular Unificado 2023/2 do Instituto Federal do Tocantins (IFTO) começam nesta quarta-feira, 19, por meio do site. Para confirmar a inscrição, é necessário pagar a taxa que é de R$ 20 para os cursos técnicos e R$ 40 para os cursos superiores.

 

A partir desta quarta-feira, 19, também será possível solicitar a isenção do pagamento da taxa de inscrição. Para isso, é necessário cumprir alguns requisitos, como ter renda familiar per capita igual ou inferior a 1,5 salário-mínimo e ter estudado integralmente em escola pública ou ter sido bolsista integral em escola particular.

 

Das 417 vagas ofertadas, 120 vagas são para cursos técnicos e 297 para cursos superiores. As vagas estão distribuídas entre as unidades de Araguaína, Colinas, Lagoa da Confusão, Palmas, Pedro Afonso e Porto Nacional.

 

Reserva de vagas

 

O Vestibular Unificado do IFTO conta com oito modalidades de reserva de vagas e atende aos seguintes públicos: pessoas com deficiência; pessoas que estudaram integralmente em escola pública; pessoas que se autodeclaram pretas ou pardas ou indígenas; e pessoas que integram família com renda por pessoa igual ou inferior a 1,5 salário mínimo.

 

Há também as vagas reservadas para ações afirmativas, que são candidatos com deficiência, indígenas, assentados pela reforma agrária, afrodescendentes residentes em quilombos e egressos do Instituto de Menores do estado do Tocantins (antigo Instituto São José). É importante estar atento ao item 7, que detalha as informações sobre a reserva de vagas.

 

Sisu

 

Uma das novidades é que, neste vestibular, 10% das vagas dos cursos superiores serão destinadas à seleção via Sistema de Seleção Unificada (Sisu), por meio da classificação pela nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) do ano de 2022. Contudo, haverá um edital específico para a candidatura a essas vagas, que seguirá o calendário nacional.

Comentários (0)