Implantação de voo internacional é cogitada em entrega de obras do Aeroporto

Orçada em R$ 36 milhões, construção foi entregue quatro meses antes do prazo

Crédito: Divulgação/CCR Aeroportos

Durante a inauguração das obras de ampliação do Aeroporto Brigadeiro Lysia Rodrigues, ocorrida em Palmas nesta segunda-feira, 22, foi evidenciada a possibilidade da Capital do Tocantins contar com pelo menos um voo internacional. O anúncio foi externado pelo secretário Nacional de Aviação Civil, Tomé Franca, que afirmou ainda que o Estado conta com o Ministério dos Portos e Aeroportos para buscar a realização de voos para o exterior. 

 

A solenidade contou também com a presença do ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho e do governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa.  A concessionária que administra o lugar, CCR Aeroportos, foi quem tocou a obra orçada em R$ 36 milhões, entregue com quatro meses de antecedência. De acordo com a empresa, mais de 260 empregos foram gerados durante os 346 dias de obras. 

 

Os trabalhos incluíram a reforma completa do Terminal de Passageiros, melhorias na drenagem e sinalização da pista, iluminação do Pátio de Aeronaves, adequação da sinalização de pátio para acomodar cinco posições de aeronaves do código C (como um Airbus A320, por exemplo), adequação do balizamento da Pista de Pouso e Decolagem, correção de declividade da faixa preparada e construção de Resa (área de escape) na cabeceira da pista.

 

No evento, o ministro de Portos e Aeroportos afirmou que a estrutura está pronta para que nos próximos dois anos o local receba mais de um milhão de pessoas. "Isso é fundamental para o turismo de lazer e para o turismo de negócio, porque tem muita gente que quer empreender aqui no estado e precisa vir de avião", complementou Silvio Filho.

 

Durante uma coletiva de imprensa, o governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, expressou interesse em aumentar as rotas no aeroporto de Araguaína. Ele mencionou a necessidade de voos diários para a cidade, que é um polo de saúde e turismo, além de estar próxima a regiões atraentes do Maranhão. Segundo Barbosa, atualmente os voos se dirigem a Imperatriz, o que causa transtornos, pois empresários de Araguaína acabam viajando para Marabá ou Imperatriz para seguir para Brasília ou São Paulo. 

 

Por sua vez, o CEO da concessionária CCR Aeroportos, Fábio Russo, comemorou a entrega da obra, iniciada em agosto de 2023, com quatro meses de antecedencia. "A gente entrega uma sala de embarque nova, uma reformulação de climatização e uma série de características essenciais para a segurança como as ampliações, as áreas de escape das pistas e toda uma série de melhorias no lado 'A' para que mais aviões possam pousar e que possam estar no pátio simultaneamente, aumentando a capacidade do aeroporto", disse Fábio Russo.

 

Dados

O Aeroporto de Palmas registra um crescimento constante na movimentação de passageiros. No ano passado, recebeu mais de 700 mil passageiros, representando um crescimento de mais de 14% em relação ao ano anterior e estabelecendo um novo recorde histórico. O aeroporto se destaca como um dos poucos no Brasil a superar a movimentação do período pré-pandemia, com um crescimento de 22% em 2023 em comparação com 2019.

 

 

Comentários (0)