Equipes da Prefeitura e do Corpo de Bombeiros conseguiram controlar um incêndio iniciado no meio da tarde desta sexta-feira, 5, no aterro sanitário da cidade. De acordo com o engenheiro civil e de solos, João Marques Soares, responsável técnico pelo aterro, o local somente poderá voltar a ser utilizado em sua totalidade dentro de 15 dias.
O incêndio atingiu a manta de polietileno de alta densidade utilizada para cobrir o solo e evitar a infiltração de chorume resultante da decomposição do lixo no lenço freático. O material é altamente inflamável.
“Equipes do Corpo de Bombeiros estão fazendo rescaldo na área e este trabalho demora alguns dias”, informou o engenheiro. Ainda de acordo com João Marques, no princípio chegou-se a pensar em suspender a coleta de lixo por pelo menos 15 dias. “Depois verificamos que era possível fazer uma manobra para utilização de parte do aterro”, informou.
Coleta prejudicada
João Marques informou também que a coleta de lixo na cidade foi prejudica. “Mas ela deverá ser normalizada durante a semana”, garantiu.
Todo o lixo coletado na cidade durante o dia de e noite de sexta-feira ficou retido nos caminhões até que a Prefeitura conseguisse liberar uma área para depositá-lo. João Marques informou que em alguns setores da cidade a coleta pode ficar prejudicada, mas que todos os esforços estão sendo feitos para normalizar o mais rápido possível.
O incêndio
A Prefeitura não informou as causas do incêndio. Informações dão conta que ele teria começado depois que funcionários da Companhia de Saneamento do Tocantins (Saneatins) descartaram uma carga de papel no aterro. Os funcionários da empresa teriam ateado fogo ao material e dado início ao incêndio.
A Saneatins divulgou nota informando que não confirma a informação. A empresa destaca que tem o maior interesse em esclarecer os fatos e se colocou à disposição das autoridades responsáveis pela condução do processo de investigação. A empresa ainda informou que está conduzindo pericia interna para apurar o ocorrido.
Confira na íntegra a nota da Saneatins:
Como uma das maiores interessadas na apuração do ocorrido, a Companhia de Saneamento do Estado do Tocantins – Saneatins se coloca a completa disposição das autoridades responsáveis pela condução do processo de investigação. Juntamente a esse apoio irrestrito, a Saneatins está conduzindo pericia interna para apurar o ocorrido. É importante esclarecer que ao contrário do que foi noticiado, os primeiros relatos dos integrantes da Saneatins indicam que já havia fumaça no momento da chegada e que foram surpreendidos por um foco de incêndio nas proximidades do local indicado para o descarte. Afirmam, portanto, que não atearam fogo no material. Imediatamente, avisaram sobre o incêndio ao funcionário do aterro instalado na guarita de acesso.
É válido ressaltar que o procedimento de descarte direto no aterro pela Companhia é realizado sempre com o controle de acesso, pesagem e acompanhamento dos funcionários da Prefeitura.
Por fim, em função das diferentes versões do ocorrido e por haver pessoas diretamente envolvidas, que precisam ter seu direito de defesa e a premissa de idoneidade respeitadas, se faz ainda mais necessário um processo criterioso de investigação, no qual a Saneatins reitera seu compromisso de cooperação.
Corrigida às 10h07 de domingo 07/10
Comentários (0)