Indefinição de comissões parlamentares na Assembleia adiam pauta do Orçamento

Orçamento do governo do Tocantins para 2021 está na pauta da Assembleia, mas depende da definição das comissões parlamentares para aprovação.

Presidente Casa, Antonio Andrade, em sessão de abertura do ano Legislativo.
Descrição: Presidente Casa, Antonio Andrade, em sessão de abertura do ano Legislativo. Crédito: Joelma Cristina

A Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto) retomou as sessões ordinárias na tarde de ontem, 02. O trabalho Legislativo estadual ainda está em fase inicial, com movimentação de bastidores para a composição das Comissões Parlamentares.

A principal demanda legislativa da Aleto neste início de 2021 é a aprovação do Orçamento do governo do Estado do Tocantins para o ano corrente, pauta que só poderá ser votada após ser aprovada pela Comissão de Finanças, Tributação, Fiscalização e Controle.

As comissões parlamentares ainda não foram definidas na Aleto após a recomposição da Mesa Diretora estabelecida no início desta semana em sessão extraordinária. Como não houve definição durante as sessões ordinárias já realizadas até a tarde desta quarta-feira, 03, a composição das comissões só deve ocorrer na próxima terça-feira, 09 de fevereiro.

"O Orçamento só sai com a aprovação das comissões. Já temos indicações de nomes vindas dos presidentes de três blocos, aguardamos as indicações de outros dois blocos para que possamos compor as comissões na próxima terça-feira", explica o presidente reeleito da Aleto, deputado Antonio Andrade.

Considerando o regimento normal da Assembleia, as sessões ordinárias ocorreriam em turno vespertino às terças, com início às 15h; matutino e vespertino às quartas, em turnos com início às 9h e posteriormente às 15h e em turnos matutinos iniciados às 9h todas as quintas-feiras.

Devido à pandemia da Covid-19, as sessões ordinárias da Aleto estão ocorrendo às terças e quartas-feiras, em turnos matutinos iniciados às 9h, e vespertinos com início às 15h. A agilidade pela aprovação do Orçamento é considerada prioridade na Casa Legislativa, que vai atender à demanda da sua aprovação, conforme sinalizou hoje o presidente da Mesa.

"Temos uma boa parceria com o governador Mauro Carlesse. Queremos fazer do Tocantins um Estado de Indústria, de Palmas uma capital de oportunidades, retomando os projetos que tínhamos em 2019, e que quando terminarmos a vacinação vamos retornar àquele ritmo acelerado de obras, para isso que fomos eleitos" disse Antonio Andrade em coletiva concedida no fim da tarde de hoje, 03.

Comentários (0)