Negociadores e interlocutores da Funai e Ibama, além da empresa Celtins, dirigiram-se a Aldeia Macaúba para tentar resolver o impasse que envolve os indígenas da aldeia. De acordo com informações preliminares os indígenas estariam montando uma grande fogueira para tentar derrubar a torre de transmissão de energia da Celtins.
De acordo com informações da Polícia Federal, os indígenas concordaram em não iniciar a queima da torre de transmissão de energia por enquanto e irão se reunir com os representantes dos órgãos envolvidos, bem como da empresa de energia nesta sexta-feira, 6, às 10h30 da manha.
Ainda de acordo com a PF, foram enviadas equipes de policias federais da Superintendência Regional em Palmas e da Delegacia em Araguaína juntamente com reforços da Polícia Rodoviária Federal para garantir a segurança da reunião.
Ameaça
Conforme as informações, os moradores teriam entregue um documento no escritório da empresa dando o prazo para que providências fossem tomadas. Caso a energia não seja colocada, os indígenas ameaçam colocar fogo na torre.
Confira a nota na íntegra:
Palmas/to, 04 de out de 2012 (13:50h)
Em relação aos fatos que estão transcorrendo na aldeia macaúba (Tocantínia/to) onde indígenas estariam fazendo (montando) uma grande fogueira para tentar derrubar a torre de transmissão de energia da Celtins, a policia federal no estado do Tocantins informa que:
- negociadores e interlocutores da Funai e Ibama, além da empresa Celtins, dirigiram-se á aldeia macaúba para dirimir o impasse e chegar a um acordo.
- os indígenas concordaram em não iniciar a queima da torre de transmissão de energia por enquanto e irão se reunir com os representantes dos órgãos envolvidos e da empresa Celtins, amanha (05 oct 2012) as 10:30h da manha.
- foram enviadas equipes de policias federais da Superintendência Regional em Palmas/to e da Delegacia em Araguaína/to juntamente com reforços da polícia Rodoviária Federal para garantir a segurança da reunião.
Comentários (0)