Inmet alerta para temperaturas elevadas e baixa umidade no Tocantins

Com máximas de até 41°C e umidade relativa do ar abaixo de 12% em várias cidades, o alerta destaca riscos à saúde e ao meio ambiente entre os dias 3 e 5 de outubro

Crédito: André Araújo/Governo do Tocantins

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta sobre a baixa umidade relativa do ar entre os dias 3 e 5 de outubro. Para este sábado, 5, a previsão indica temperaturas de 39°C em Palmas e Dianópolis, enquanto São Salvador e Natividade e Almas devem registrar máximas de 41°C.

 

O aviso do Inmet aponta riscos à saúde neste período, com foco nesta sexta-feira, 4, onde a umidade relativa do ar está abaixo de 12%. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o nível ideal de umidade relativa no ar para o organismo humano é entre 40% e 70%.

 

As áreas específicas do Tocantins afetadas no dia 4 de outubro classificadas com grande perigo pela umidade baixa são os municípios de: Almas, Araguaçu, Arraias, Combinado, Conceição do Tocantins, Dianópolis, Jaú do Tocantins, Lavandeira, Mateiros, Natividade, Novo Alegre, Novo Jardim, Peixe, Ponte Alta do Bom Jesus, Ponte Alta do Tocantins, Porto Alegre do Tocantins, Rio da Conceição, São Salvador, São Valério, Taguatinga, Taipas e Talismã.

 

“O tempo seco apresenta risco ao organismo de todos os seres vivos por provocar ressecamento das mucosas nasais, tornando a pessoa mais vulnerável a crises de asma, infecções virais e bacterianas, e outros riscos à saúde. Para o meio ambiente, há perigo de ocorrência danosa como o incêndio florestal. por isso é muito importante o nosso alerta”, afirmou o técnico de Vigilância em Saúde Ambiental Relacionada a Populações Expostas aos Desastres Naturais e/ou Tecnológicos da Secretaria da Saúde (Vigidesastres/SES-TO), Everton Ribeiro.

 

Instruções

O Governo do Estado, via Secretaria da Saúde explica que é recomendável beber bastante líquido, evitar exposição ao sol nas horas mais quentes do dia, utilizar hidratante para pele, umidificar o ambiente, evitar bebidas diuréticas (café e álcool). Evitar fazer atividades físicas nesse período, porque são nocivas no tempo seco. É possível obter maiores informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e Corpo de Bombeiros (telefone 193).

Comentários (0)