Estudantes da rede estadual de ensino do Tocantins já podem se inscrever no Concurso de Redação do Programa Jovem Senador 2026, que este ano debate a democracia e o ambiente digital. O projeto, promovido pelo Senado Federal, busca estimular a reflexão sobre política e cidadania e oferece aos selecionados a chance de vivenciar o trabalho legislativo em Brasília. As inscrições vão até 17 de abril.
Podem participar alunos de até 19 anos matriculados no Ensino Médio, que devem produzir seus textos sob a supervisão de um professor orientador. De acordo com a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), as três melhores redações do estado serão enviadas para a etapa nacional, acompanhadas da ficha de inscrição dos finalistas até o dia 29 de maio.
O vencedor, que será anunciado até o dia 26 de junho, participará, juntamente com mais 26 estudantes, cada um representando um estado, da Semana de Vivência Legislativa, que acontece entre os dias 17 e 21 de agosto, em Brasília-DF.
Os estudantes interessados podem encontrar o regulamento, ficha de inscrição e demais informações no site do projeto https://www12.senado.leg.br/jovemsenador.
"O programa proporciona a oportunidade de visitar o Senado e apresentar projetos que podem virar leis", destaca a organização sobre o impacto da iniciativa na formação dos jovens. Os interessados devem ficar atentos aos prazos:
Inscrições (Etapa escolar): até 17 de abril
Seleção estadual: até 29 de maio
Seleção no Senado: 12 de junho
Anúncio dos vencedores: 26 de junho
Vivência Legislativa (Brasília): 17 a 21 de agosto
Comentários (0)