O Coletivo Flácido abriu inscrições para a Oficina e Imersão em Cultura Ballroom, que acontece no primeiro semestre de 2025, como parte da programação do projeto Novos Contemporâneos. As inscrições podem ser feitas até este sábado, 8, com a divulgação dos selecionados prevista para o dia 14 de fevereiro.
São ofertadas dez vagas, com quatro bolsas de ajuda de custo no valor de R$ 300,00. Uma delas é destinada exclusivamente a pessoas com deficiência. As inscrições podem ser realizadas por meio das redes sociais do Coletivo Flácido e neste link.
A atividade será realizada em parceria com o Coletivo Toca Ballroom e contará com seis encontros quinzenais, trazendo um mergulho na cultura Ballroom, que nasceu nos anos 70 nos Estados Unidos, dentro da comunidade negra e latina LGBTQIAP+, como um espaço de resistência, arte e expressão. Durante a oficina, serão abordadas práticas como Runway, categorias da Ball e outros elementos que fazem parte desse universo.
Além dos encontros regulares, a oficina se encerra com uma imersão especial de um fim de semana em Taquaruçu, onde um oficineiro convidado de outra cidade aprofundará a experiência dos participantes em um ambiente dedicado à pesquisa e experimentação. Os custos com hospedagem e alimentação serão arcados pela organização.
Para o diretor do Coletivo Flácido, Filipe Porto, a iniciativa busca fortalecer a cena Ballroom e ampliar o acesso a expressões artísticas marginalizadas. “A cultura Ballroom é muito mais do que uma estética ou uma performance. É um espaço de pertencimento, de construção de comunidade e de resistência. Queremos criar condições para que mais pessoas possam vivenciar essa arte, especialmente aqui no Tocantins, onde as oportunidades ainda são poucas, além de fortalecer o coletivo Toca Ballroom, que faz um trabalho fantástico”, afirmou.
Os encontros serão realizados na Casa Flácida, localizada na cidade de Palmas, Quadra 404 Norte, Alameda 12, Lote 09.
Este projeto é realizado com recursos da Política Nacional Aldir Blanc/PAAR 2024, com recursos do Ministério da Cultura operacionalizados pela Secretaria da Cultura do Tocantins.
Comentários (0)