Com demanda quatro vezes superior à capacidade de atendimento atual, o Instituto de Identificação do Tocantins realiza neste sábado, 06, o primeiro de dois mutirões previstos para a digitalização de dados e emissão de documentos.
Segundo expõe o supervisor do órgão, Ricardo Rocha Gomes, em março deste ano mais de 20 mil solicitações foram registradas, das quais apenas 5.600 puderam ser atendidas.
O servidor diz que, em parte, o acúmulo de requisições que passou a ter instituto é decorrente da redução do quadro de funcionários na contramão da crescente demanda. No entanto, para além do enxugamento da equipe após a reforma administrativa proposta pelo Governo no início do ano, estão os novos critérios regulamentados por escolas, empresas de transporte terrestre e aéreo, e pelo Departamento Estadual de Trânsito.
Desde que passou a ser exigida a apresentação de documento com foto no ato da matrícula escolar, também em situação de viagem com menores de idade, ainda que na presença dos responsáveis, e a obrigatoriedade de documento com data de emissão relativa aos últimos 10 anos para renovação de CNH, por exemplo, o número de solicitações teve significativo aumento.
Para dar fim à sobrecarga, além dos mutirões internos que pretendem sanar pelo menos 70% das pendências atuais, Ricardo Gomes informou ao T1 que a implantação de uma Plataforma de Atendimento de Perícias e Identificações (PAPI), já está sendo providenciada para os próximos dias e promete desafogar o montante de agora.
A implementação do sistema deve otimizar os atendimentos nas cidades dos interiores, que são feitos manualmente e só depois de encaminhados à sede do instituto em Palmas, tem os dados inseridos na via digital. Com a automatização, a previsão é que o prazo de entrega dos RGs em localidades fora da Capital caia pela metade e corresponda a 30 dias. Em Palmas, acredita-se que a emissão do documento ocorra em no máximo 5 dias após requisição. Hoje a espera pode ser de até 10 dias.
O PAPI é uma plataforma que concentrará informações compartilhadas por toda a rede de identificação no Estado, mas também poderá ser acessada por indivíduos interessados em agendar data e hora de atendimento sem enfrentar grandes filas.
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