Investe Turismo destinará R$ 2 mi ao TO para impulsionar o setor e gerar empregos

Lançamento será na segunda-feira, 24, em Palmas, no Palácio Araguaia, com as presenças do ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, e do governador Mauro Carlesse.

Pedra Furada é atração no Jalapão.
Descrição: Pedra Furada é atração no Jalapão. Crédito: Emerson Silva - Divulgação

O Tocantins deverá ser beneficiado com cerca de R$ 2 milhões por meio do programa Investe Turismo, que será lançado em Palmas, no Palácio Araguaia, na segunda-feira, 24, com as presenças do ministro Marcelo Álvaro Antônio e do governador Mauro Carlesse, acompanhado pelo presidente da Agência de Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc), Tom Lyra

 

O programa resulta de uma parceria entre o Ministério do Turismo (MTur), o Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur), o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e governos estaduais.

 

Seu objetivo é convergir ações e investimentos para promover o desenvolvimento, a geração de empregos e o aumento da qualidade e da competitividade de 30 rotas turísticas estratégicas do Brasil. Para isso, seu investimento inicial, abrangendo destinos das cinco regiões brasileiras, é de R$ 200 milhões.

 

Do Tocantins, foram contemplados pelo Investe Turismo os municípios de Palmas, Mateiros, Ponte Alta e São Félix do Tocantins, estes três últimos na região do Jalapão.

 

Segundo a superintendente de Turismo da Adetuc, Maria Antônia Valadares, os R$ 2 milhões, oriundos do Sebrae, para aplicação em um período de um ano, contemplará rodas de negócios e ações promocionais, tanto no Brasil quanto no exterior.

 

“No caso das regiões turísticas de Palmas e do Jalapão, que são o foco do Investe Turismo, tais ações contarão ainda com capacitações para o fortalecimento regional”, descreve.

 

Aliado a isso, de acordo com ela, já está elaborado o Plano de Marketing dessas duas regiões e inclusive a definição de uma marca a ser trabalhada.

 

Impulso

 

Com o programa, o governo federal tem como meta de impulsionar o turismo e gerar empregos em rotas estratégicas, contemplando, primeiramente, 158 municípios das cinco regiões do país, gerando competitividade a 30 rotas turísticas estratégicas.

 

Esse 158 municípios serão alvo de um pacote de ações de investimentos, incentivos a novos negócios, acesso ao crédito, marketing e qualificação voltados para o setor de turismo.

 

As ações nas rotas selecionadas devem ser organizadas em quatro linhas:

 

1. Fortalecimento da governança, por meio de agenda estratégica entre o setor público e privado;

2. Melhoria dos serviços e atrativos turísticos, com foco nas micro e pequenas empresas;

3. Marketing e apoio à comercialização;

4. Atração de investimentos e o apoio ao acesso a linhas de crédito e fontes de financiamento.

 

Para isso, os gestores públicos devem dialogar com lideranças empresariais para construir uma agenda integrada.

 

Rotas estratégicas

 

Na Região Norte, vão participar do programa 18 municípios com sete rotas estratégicas, entre elas Manaus e Polo Amazônico (AM), Belém, Ilha do Marajó, Santarém e Alter do Chão (PA), Palmas e Jalapão (TO), Boa Vista e Monte Roraima (RR) e Macapá (AP).

 

No evento de segunda no Palácio Araguaia, que começa às 9 horas e segue até 17 horas, poderão participar todos os atores públicos e privados ligados à atividade turística.

 

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